21 de outubro de 2010 - 07h33

Prefeito de Anastácio morre em Campo Grande

Falecimento
Ele sofreu uma parada cardíaca em Campo Grande, quando fazia exames de saúde de rotina - Arquivo

O prefeito de Anastácio, interior do Mato Grosso do Sul, Claudio Valério (PMDB), de 55 anos, morreu com uma parada cardíaca, às 3h25 dessa madrugada no Hospital Proncor, em Campo Grande.

O prefeito chegou ao hospital ontem (20), e havia realizado vários exames no coração. Na segunda-feira ele seria submetido a uma cirurgia.

Durante a madrugada ele passou mal. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele não resistiu.

Cláudio Valério da Silva nasceu na Colônia do Pulador, em Anastácio, no dia 5 de julho de 1955, às 10h da manhã. Era professor, radialista - fez vários programas nas rádios Difusora e Independente de Aquidauana; nesta, apresentava o "Dia de Domingo" -, poeta e escritor. Seu segundo livro, publicado em 2002, pela Editora Alvorada, foi "Breve História de Anastácio - A Margem Esquerda". Ele era integrante da Academia Maçônica de Letras do Mato Grosso do Sul. Foi deputado estadual em 1987 e exercia o quarto mandato de prefeito de Anastácio. Sua última reeleição foi em 2008, quando já exercia o mandato de prefeito de Anastácio desde 2004.

Valério foi a criador e grande incentivador da "Festa da Farinha de Anastácio", cuja quinta edição foi realizada em 8 de maio deste ano, dia do aniversário do município. A festa tinha a participação dos moradores da Colônia Pulador, formada por migrantes nordestinos. Tornou-se um dos grandes eventos do Mato Grosso do Sul, graças ao empenho do prefeito Cláudio Valério. Em 2010, a "5ª Festa da Farinha" foi realizada na rua Porto Geral, asfaltada e urbanizada pelo prefeito Valério, graças à sua parceria com o deputado federal Vander Loubet, que conseguiu verbas do Governo Federal para as obras.

Nos últimos anos, Cláudio Valério, em parceria com o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), inaugurou casas populares e levou o asfalto à várias ruas da cidade. Ele foi, também, o responsável pelo retorno da fábrica de lajotas do município, usadas na pavimentação de ruas do Centro e dos bairros.

Segundo o seu ex-vice-prefeito (2004-2008), Honorato "Gauchinho" de Souza, o corpo deverá ser trasladado de Campo Grande para Anastácio nesta manhã. O velório será na Câmara de Vereadores, a partir das 10h.

O atual vice-prefeito de Anastácio é o advogado Douglas Figueiredo (PSDB), que deverá ser empossado no cargo de prefeito pela Câmara de Vereadores de Anastácio, para cumprir o restante do mandato, até 2012.