Portucel estuda instalação de indústria de celulose no Estado
Desenvolvimento
O governador de MS, André Puccinelli, informou durante entrevista coletiva na última segunda-feira, 4, que a Portucel, uma das maiores indústrias portuguesas de papel e celulose, está buscando financiamento no BNDES para instalar uma fábrica no Estado. A notícia veio através de um telefonema que o governador recebeu na última quinta-feira (30), de um representante da empresa, informando que a Portucel já apresentou um plano de investimentos ao BNDES.
Durante a conversa telefônica, os empresários portugueses garantiram ao governador que a fábrica vai mesmo ser em Mato Grosso do Sul, e não no Uruguai, que também disputava o investimento. Entretanto, Puccinelli não citou o município em que a Portucel irá se instalar. No início do ano, o governador garantiu que não seria em Três Lagoas, município que já possui duas fábricas de grande porte de papel e celulose. A previsão é que a Portucel invista R$ 3 bilhões em sua nova planta e gere 15 mil novos postos de trabalho.
Vale da Celulose - De acordo com o o diretor-executivo da Reflore/MS (Associação sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas), Benedito Mário Lázaro, caso essa implantação se confirme, MSl fica bem perto de consolidar o Vale da Celulose, com grandes empresas de papel e celulose instaladas as margens do rio Paraná. “Para isso é preciso três ou quatro empresas grande. Nós temos a Fibria que está expandindo com mais uma unidade, a Brasil Florestal, e temos além da Portucel que pode se instalar aqui, uma outra empresa que já está quase certa”, explica.
Com isso, o Estado pode se tornar referência em produção de celulose no Brasil, quando se trata de área plantada. “Atualmente estamos em 7º no ranking do país. Se ela realmente vier, podemos passar para a 2ª ou até quem sabe para a 1ª colocação. Isso será um grande passo para o Estado”, afirma Benedito Mário.