Festival América do Sul espera mais de cem mil espectadores
EntretenimentoTodos os eventos terão entrada franca. Paralamas, Zeca Baleiro, Maria Rita, Luis Melodia e Elza Soares animam Palco das Américas.
Corumbá já está com tudo pronto para receber entre os dias 29 de abril a 3 de maio, expoentes da cultura da Argentina, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile, Venezuela, Uruguai, Paraguai, Peru e Brasil. É a sexta edição do Festival América do Sul, que reúne amostras de artistas ligados à música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, literatura. Os organizadores estimam que os espetáculos serão assistidos por mais de 100 mil pessoas. Ao contrário dos anos anteriores, não haverá cobrança de ingressos. O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul e Prefeitura Municipal de Corumbá.
O Palco das Américas, o Palco Brasil e o Pavilhão do Artesanato serão montados na principal praça da cidade, a Generoso Ponce, que será transformada num grande painel cultural. “Esta edição oferece uma programação bastante diversificada onde destaca-se a cantora Mercedes Sosa, mais as expressões da cultura de nove países que participarão do festival. Corumbá vai viver momentos inesquecíveis”, afirma o presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros.
No último dia 7, o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, e a diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul e do Fórum Nacional de Secretários de Turismo, Nilde Brun, estiveram em São Paulo, para o lançamento de projetos nas áreas de turismo e cultura, que serão desenvolvidos nos próximos meses no Estado, com destaque para o Festival América do Sul.
Programação
Com entrada franca, as atrações musicais nacionais e internacionais do 6º Festival América do Sul são: Elza Soares (29 de abril), Zeca Baleiro (30 de abril), Mercedes Sosa (1º de maio), Paralamas do Sucesso (2 de maio), Luiz Melodia (3 de maio), La Secreta (Paraguai), Pedro La Colina (Chile), Wayramanta (Peru) e Orquestra Típica de Tango “De Puro Guapos” (Argentina).
As atrações musicais locais ficam por conta de Madioca Loca, Facas Voadoras, Banda Grass, Tostão e Guarany, Erick e Roger Batista Benites. As atrações de dança, teatro e circo serão apresentadas pelo grupo de dança folclórica Caporales (Bolívia), Grupo Tá na Rua, Cia Ânima de Teatro e Performance (RJ), Duo Ângelo Madureira e Catarina (SP), Solo Paula Águas (RJ) mais os artistas de rua independentes. Entre as atrações locais estão Grupo Teatral Flor e Espinho, Associação Cultural Fulano Di Tal, Cia das Artes, Cia Dançurbana e CTG Chama Crioula.
O 6º Festival América do Sul está sendo patrocinado pelo Governo Federal, por meio dos ministérios do Turismo e da Cultura, Banco do Brasil, Petrobras, SEBRAE, Natura e Fundação Nacional de Artes.