Da Redação | 01 de agosto de 2017 - 15h40

Francisco de Assis Barbosa lança biografia do autor Lima Barreto

Clássica biografia apresenta o relato completo da trajetória do autor de Triste fim de Policarpo Quaresma

LANÇAMENTO
“A vida de Lima Barreto reúne as virtudes de uma genuína biografia literária às de uma reportagem perfeita e em grande estilo”. - Divulgação

Publicada pela primeira vez em 1952, A vida de Lima Barreto, de Francisco de Assis Barbosa, além de conquistar o prestigioso Prêmio Fábio Prado, teve um importante papel no ano de seu lançamento: resgatou e pôs luz na obra de Lima Barreto, injustamente esquecido desde sua morte, em 1922.

Relançada pela Autêntica Editora, a obra – que não perde em atualidade e importância – chega às livrarias no mês em que acontece a 15ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), evento que homenageia o escritor carioca, com debates sobre o seu papel e suas contribuições na história da literatura brasileira.

Considerada por estudiosos como o mais expressivo modelo de biografia escrito no país, A vida de Lima Barreto oferece o relato completo da trajetória de Lima Barreto, tendo como pano de fundo a história da cidade em que viveu.

Para Beatriz Resende, especialista na obra de Lima Barreto, este é um dos mais importantes estudos da vida literária brasileira no período e uma prática inovadora no gênero biografia. “A vida de Lima Barreto retrata a história da cidade do Rio de Janeiro no século XX, analisa as relações entre intelectuais e a sociedade, produz um agudo balanço da política no país e passa a influenciar decisivamente os estudos literários”, completa no prefácio.

O livro é fruto do esforço e da dedicação de Francisco de Assis Barbosa, que, após ganhar a confiança da família, resgatou os originais do escritor – deixados no guarda-comidas da casa de Todos os Santos – e organizou diversos de seus manuscritos, como os textos do Diário do hospício e do Diário íntimo.

A edição da Autêntica – a décima primeira – conta ainda com texto de orelha assinado por Rachel Valença, uma das grandes estudiosas do autor no país, que afirma: “se hoje a obra de Lima Barreto é conhecida e admirada, se atravessou cem anos sem perder a pujante atualidade, é, sem dúvida, a Francisco de Assis Barbosa que isso se deve”.

Pode-se dizer que 2017 é “o ano de Lima Barreto”, com homenagens, publicações e novos estudos sobre o autor, colocando em evidência o reconhecimento merecido do escritor carioca que deixou um legado extraordinário de uma obra que sobreviveu aos percalços de uma vida difícil e ao preconceito da sociedade.

Serviço:

A VIDA DE LIMA BARRETO (1881-1922)

Autor: Francisco de Assis Barbosa
Páginas: 432
Formato: 16 x 23 cm
Acabamento: brochura
ISBN: 978-85-513-0241-5
Preço: R$ 54,90
Editora: Autêntica
Grupo Autêntica