31 de dezembro de 1969 - 21h00

Nova diretoria SINTRAE-MS vai ser empossada na próxima quarta-feira

Posse

A regulamentação do ensino privado, medida essencial para que a educação deixe de ser mercadoria e passe a ser, efetivamente, direito de todos, voltado para a formação da pessoa, para o pleno exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, é uma das principais metas da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de MS - Sintrae-MS, que toma posse na próxima quarta-feira (22) em Campo Grande.
Ricardo Martinez Froes, reeleito presidente da entidade, diz que a redução da jornada de trabalho de 44 pra 40 horas semanais, sem redução dos salários e o fim do Fator Previdenciário, que reduz em mais de 40% o valor das aposentadorias no Brasil, são outras duas importantes “bandeiras” empunhadas pela diretoria do Sintrae-MS. “A redução de jornada é irreversível. Ela volta a ser discutida depois das eleições e como existe uma pressão muito forte no Brasil, principalmente do movimento sindical pela sua aprovação, não temos dúvida de que essa será mais uma conquista histórica do trabalhador brasileiro”, comentou o líder sindical.
Quanto ao fim do Fator Previdenciário, aprovado pelo Congresso Nacional  neste primeiro semestre, segundo Froes, não foi vetado pelo presidente Lula. Segundo ele, a matéria será discutida depois das eleições. “O importante é que esse assunto não está resolvido. Voltaremos a discuti-lo breve e, certamente, vamos enterrar de uma vez por todas esse famigerado fator que só penaliza quem trabalhou a vida inteira e na hora de aposentar, sai prejudicado”, comentou.
A diretoria, encabeçada pelo advogado e professor Ricardo Martinez Froes, foi reeleita com votação expressiva dos professores e funcionários de escolas particulares de Mato Grosso do Sul para o triênio 2010/13. “Foi uma demonstração de força de nossa entidade e da confiança de nossos sindicalizados de que estamos no rumo certo de lutar pelos seus interesses e conquistar maiores benefícios para todos”, avaliou o presidente reeleito.
Para Ricardo Froes, a inscrição de uma única chapa às eleições do Sintrae-MS “significa que a categoria está unida e aprova os caminhos trilhados pelo sindicato, nos últimos anos, bem assim, devemos mantê-lo, aperfeiçoando e fortalecendo as iniciativas e medidas tomadas, com vistas à conquista  de nossas principais reivindicações”.
Ao levantar a bandeira de luta pela redução de jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução do salário: a regulamentação do ensino privado e outras metas e objetivos,  a diretoria do Sintrae justifica essa posição: “A vida já nos ensinou que, além de promover as nossas lutas específicas, por convenção coletiva, temos o dever de nos associarmos aos demais trabalhadores e a todos quantos desejam a ampliação das garantias democráticas, como a federação (Fitrae MS/MT), a Confederação (Contee) e a central sindical (CTB)”.

 O Sintrae-MS é uma entidade que atua há 22 anos em defesa dos interesses dos professores e funcionários de escolas particulares de MS. Ao longo desse período já obteve inúmeras conquistas. A diretoria eleita entende que é preciso continuar a luta, cada vez com maior intensidade, para que a categoria tenha melhores condições de trabalho e de salário. “O sindicato pretende também combater sem trégua a todas as tentativas de flexibilizar (suprimir) nossos direitos, por meio de modificações da Constituição Federal e das leis”, explicou Ricardo Froes. No âmbito de MS, “precisamos conquistar a democratização na composição dos conselhos estadual e municipais de educação, que exercem função primordial ao desenvolvimento da educação, pois cabe a eles a normatização da educação pública e privada, no Estado e nos municípios.