Merkel faz duras críticas a Trump por decisão de retirar EUA do Acordo de Paris
GERALA chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fez duras críticas hoje ao presidente americano, Donald Trump, por sua decisão de retirar os EUA do acordo climático de Paris, classificando o pacto que tem o objetivo de conter o aquecimento global como fundamental para proteger o planeta.
A decisão dos EUA é "profundamente lamentável, e eu estou realmente me contendo", disse Merkel a repórteres. "Precisamos do Acordo de Paris para preservar nossa criação. Nada poderá ou irá nos impedir".
Ontem, Trump anunciou que os EUA deixarão o Acordo de Paris e iniciarão negociações para voltar ao pacto sob novas condições ou elaborar um novo acordo que seja mais "justo" para o país e seus trabalhadores.
Merkel, porém, deixou claro que Trump enfrentará resistência de outros países.
Segundo a chanceler alemã, a Europa e o mundo ficarão "mais determinados do que nunca" em combinar forças "para lidar com o grande desafio da humanidade - a mudança do clima - e superá-lo de forma bem-sucedida".
Merkel, o presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro italiano, Paolo Gentiloni, conversaram por telefone após o anuncio de Trump ontem. Em comunicado conjunto, os três lideres disseram que o acordo é irreversível e que se opõem a renegociações.
Os EUA são o segundo maior país emissor de gás carbônico, depois da China.
Pelo Acordo de Paris original, mais de 190 países se comprometeram a reduzir emissões de gases causadores do efeito estufa, numa tentativa de combater mudanças climáticas. Fonte: Dow Jones Newswires.