Ministério autua três empresas em São Paulo por irregularidades trabalhistas
TRABALHOTrês empresas paulistas foram autuadas hoje (24) pelo Ministério do Trabalho por irregularidades trabalhistas, como manutenção de empregados sem registro em carteira, cobrança de alojamento e ilegalidades no pagamento de gorjetas. As autuações ocorreram em Campo Limpo Paulista, Osasco e na capital paulista.
Segundo o Ministério do Trabalho, durante a autuação, 25 trabalhadores foram encontrados em situação irregular. Todos tiveram seus contratos formalizados e, de acordo com o ministério, foi feito o recolhimento retroativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
“É imprescindível que o trabalhador tenha condições decentes, salário justo e segurança para o desempenho de suas atividades. Não seremos jamais coniventes com o trabalho escravo”, disse o ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira. “O Brasil não pode conviver com essa prática nefasta, que é um atentado contra a dignidade humana. Essas ações coordenadas pelo Ministério do Trabalho são feitas de forma intensa e vão continuar”, acrescentou.
A operação que flagrou as irregularidades ocorreu entre os dias 9 e 19 de maio, em parceria com o Ministério Público do Trabalho, a Defensoria Pública da União e a Polícia Federal.