Da Redação com assessoria | 24 de maio de 2017 - 12h10

FGV: Confiança do Consumidor avança em maio

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getúlio Vargas avançou 2,0 pontos em maio, para 84,2 pontos, acumulando uma alta de 11,1 pontos em 2017

COMPRAS
Índice de Confiança do Consumidor da FGV avançou 2,0 pontos em maio - Reprodução

“A evolução favorável da confiança dos consumidores em maio propiciou a recuperação de parte das perdas ocorridas no mês anterior. O resultado foi influenciado pela melhora das expectativas com relação à situação financeira das famílias e o ímpeto de compras, ambos os quesitos positivamente influenciados pela inflação mais baixa e os juros nominais em queda. O aprofundamento da crise política no país a partir do dia 17 ainda não foi detectada na pesquisa deste mês, embora o resultado da coleta de dados posterior a esta data sinalize que o aumento de incertezas no ambiente político possa motivar uma maior cautela dos consumidores nos próximos meses“, afirma Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora da Sondagem do Consumidor. 

Em maio, a percepção dos consumidores quanto à situação atual permaneceu relativamente estável, enquanto que, em relação ao futuro, houve melhora das expectativas. O Índice da Situação Atual (ISA) caiu 0,3 ponto, para 70,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,5 pontos, atingindo 94,6 pontos. 

A próxima divulgação da Sondagem do Consumidor ocorrerá em 26 de junho de 2017. 

Dados completos no Portal IBRE, no link: goo.gl/yyIwVj