Escolas da Autoria abrem as portas neste sábado para a comunidade
EDUCAÇÃOCampo Grande (MS) – As 12 Escolas da Autoria com ensino médio em tempo integral realizam neste sábado (13) a partir das 7h30, o encontro “Família e Escola”, uma ação da Secretaria de Estado de Educação (SED) desenvolvida para que as famílias participem mais ativamente da rotina escolar. Chamado de “Escola da Autoria de Portas Abertas”, o evento prevê o aprimoramento das relações interpessoais entre escola e comunidade escolar, além de apresentar e divulgar para a comunidade o modelo “Escola da Autoria”.
Mais do que ampliar o tempo de permanência dos jovens na escola, os pesquisadores vieram à Capital participar do “Colóquio Internacional sobre Segurança Pública A Escola da Autoria promove a formação para a vida, buscando ampliar as referências do estudante com relação aos valores e princípios que ele constitui ao longo de sua vida nos diversos meios com os quais interage; desenvolve um conjunto pleno de competências cognitivas, bem como um conjunto de outras competências essenciais nos domínios da emoção e da natureza social; e contribui para a redução do índice de abandono e aumenta a aprovação dos estudantes no ensino médio da Rede Estadual de Ensino.
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul adotou o modelo da Escola da Escolha. A proposta trabalha sobre a perspectiva da formação do jovem autônomo, solidário e com as competências necessárias para o século 21. Para que isso aconteça, a matriz dessas escolas atende de forma articulada as disciplinas da Base Nacional Comum e Parte Diversificada, que incluem disciplinas eletivas, projeto de vida, estudo orientado, pós-médio, práticas experimentais e ambientes de aprendizagem entre outras práticas.
Em Mato Grosso do Sul, a Rede Estadual de Ensino conta com 12 Escolas da Autoria de ensino médio em tempo integral:
Campo Grande
EE Amélio de Carvalho Baís;
EE Professor Emygdio Campos Widal;
EE José Barbosa Rodrigues;
EE Lúcia Martins Coelho;
EE Manoel Bonifácio Nunes da Cunha;
EE Severino de Queiroz;
EE Maria Constança Barros Machado
EE Waldemir Barros da Silva
Corumbá
EE Julia Gonçalves Passarinho
Dourados
?EE Rita Angelina Barbosa Silveira
Maracaju
EE Padre Constantino do Monte
Naviraí
EE Presidente Médici
Texto e foto: Emília Dorsa – Secretaria de Estado de Educação (SED)