31 de dezembro de 1969 - 21h00

Fundação de Cultura homenageia artesanato na Semana do Artesão

Cultura
Peças do artesanato local estarão a disposição de visitas e vendas - Divulgação

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul presta uma homenagem ao Dia do Artesão, comemorado próximo dia 19, com uma programação mais do que especial.

De 17 a 21 de março, a Fundação promove a Semana do Artesão. Três eventos darão visibilidade ao trabalho de quem vive da produção do artesanato sul-mato-grossense: a exposição fotográfica “Retrato Histórico do Artesanato de MS”, o Bazar de Artesanato Comper e a Exposição Temporária 2009 da Casa do Artesão “Destaque do Artesanato de MS”.

“O artesanato de Mato Grosso do Sul já escreveu uma importante história de superação, qualidade e conquista de mercado. Essa trajetória precisa ser valorizada e estimulada”, afirmou o presidente da FCMS, Américo Calheiros.

A exposição fotográfica “Retrato Histórico do Artesanato de MS” acontece de 17 de março a 14 de abril na Galeria do Foyer do Centro Cultural José Octávio Guizzo. Ela vai dar destaque às história e ao trabalho dos artesãos consagrados no Estado, como Antônio Ricci, Conceição dos Bugres, Elpídio de Freitas, João Manoel da Silva, Mariano Antunes, Sotera Sanches e Virgulino de Oliveira França.
O Bazar de Artesanato Comper vai ser inaugurado próximo dia 18 e vai até 21 de março. Das 10h às 20h, serão colocadas em exposição e à venda, peças de diversos materiais do artesanato sul-mato-grossense em quatro lojas da Rede Comper, entre elas a Barão de Rio Branco, Bandeirantes, Rui Barbosa e Brilhante.

A Exposição Temporária 2009 “Destaque do Artesanato de MS”, vai ser inaugurada dia 19 de março, às 15 horas, na Galeria Virgulino de Oliveira França da Casa do Artesão de Campo Grande. Ela permanece no local até 14 de abril. Estarão expostos trabalhos dos núcleos de artesanato e artesãos do Estado, vencedores do prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato, entre eles as peças de Cláudia Castelão, Cristina Orsi, Indiana Marques, Mulher Peixe, Oficina de Tecelagem Andalucia, Programa Mãos à Obra e Riverart. O Centro Cultural José Octávio Guizzo fica na Rua 26 de Agosto, 453 e a Casa do artesão na Av. Calógeras, 2050.