UEMS conclui sua primeira turma de doutorado
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza nesta semana as primeiras bancas de defesa de doutorado de sua história.
EDUCAÇÃOA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) realiza nesta semana as primeiras bancas de defesa de doutorado de sua história. Cinco doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais (PGRN) apresentam suas teses, marcando um novo estágio de qualificação acadêmica, viabilizado com recursos do Governo Estadual.
Entre todas as universidades estaduais do Centro Oeste, a UEMS foi a primeira a receber do Governo Federal, por meio da Capes, autorização para ofertar um doutorado próprio. A autorização leva em conta rígidos critérios de produção e titulação dos docentes que integram o Programa.
Para o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, este é um momento único na história da Universidade. “Quando assumimos a gestão em 2011, uma das nossas principais metas era a verticalização. Investimos nisso todo o esforço que podíamos e graças, principalmente, à competência dos professores e técnicos envolvidos nesse processo vimos o número de pós-graduações strictu senso aumentar radicalmente e agora temos a honra de assinar os primeiros diplomas de doutorado”, ressalta o reitor.
De acordo com o coordenador do PGRN, Yzel Rondon Súarez, este é o resultado de um trabalho planejado do Programa que iniciou em 2010, com o mestrado, e já titulou cerca de 100 mestres. “Nós planejamos a entrada dos doutorandos, a partir de 2013, de acordo com a experiência que o corpo docente foi adquirindo em relação a orientação. Fomos progressivamente aumentando as vagas do doutorado, com isto todos os alunos estão defendendo no prazo e, como quatro deles fizeram parte do trabalho fora do país (Bélgica, Estados Unidos e Costa Rica), temos uma boa produção científica”.
O professor destaca também sobre a importância da Iniciação Científica, “porque dos cinco doutorandos, três iniciaram as pesquisas na graduação em Física aqui na UEMS, prosseguiram no mestrado e agora estão finalizando o doutorado. A pós-graduação tem um papel importante tanto na formação de recursos humanos, como na formação de pesquisadores. Nós temos vários egressos que já são docentes e outros tem uma carreira promissora na área”.
Segundo a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciana Ferreira da Silva, a defesa destes primeiros doutorandos concretiza a formação de pós-graduação na Universidade. “Este é um momento marcante para a UEMS, pois após sete anos da criação da pós-graduação na UEMS já temos a formação dos primeiros doutores. Estes trabalhos contribuem para o MS, pois são na área de Recursos Naturais e com certeza estão relacionadas com a região, porque acredito que a missão da Instituição com a Pós-graduação, é gerar conhecimento para a sociedade”, ressaltou a Pró-reitora.
Para o vice-reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho, com as defesas de doutorado a Universidade se consolida ainda mais como uma instituição que atende a sociedade de Mato Grosso do Sul. “Todos os trabalhos sejam de mestrado ou de doutorado estão voltados para as pesquisas de acordo com a demanda local, regional e nacional. Com estas defesas, a Universidade tende a ter uma visibilidade ainda maior, principalmente no âmbito internacional“, diz o vice-reitor e completa: “Enquanto gestão, nós parabenizamos não só aqueles pós-graduando que irão defender, mas todos os nossos servidores que estão envolvidos na pós-graduação, pensando sempre em uma Universidade pública, gratuita e de qualidade que possa atender a nossa sociedade sul-mato-grossense”.
Defesas de doutorado:
23/02/2017 – Sala da Pós-Graduação – Bloco B (Térreo) – 08h
Discente: Alex Cesar Pereira Rocha
Tese: “Interferômetria de Baixa Coerência Óptica Aplicada na Caracterização Ópticas De Materiais”
Orientador: Prof. Dr. Luis Humberto da Cunha Andrade
23/02/2017 – Auditório do Bloco G – 14h
Discente: Irzo Isaac Rosa Portilho
Tese: “Soil Quality Indicators In Tropical Agricultural Production Systems”
Orientador: Prof. Dr. Laércio Alves de Carvalho
23/02/2017 – Sala da Pós-Graduação – Bloco B (Térreo) – 14h
Discente: Shaline Séfara Lopes Fernandes
Tese: “Sistemas Agroflorestais como Mantenedores da Biodiversidade: Percepção dos Serviços Socioambientais por Agricultores no Brasil e Costa Rica”
Orientador: Prof. Dr. Etenaldo Felipe Santiago
24/02/2017 – Auditório do Bloco G – 08h
Discente: Francylaine Silva de Almeida
Tese: “Técnicas Espectroscópicas Aplicada a Cerveja: Estudo do Processo de Brassagem do Malte Tipo Pilsen e Caracterização do Efeito Gushing Primário”
Orientador: Prof. Dr. Luís Humberto da Cunha Andrade
24/02/2017 – Auditório do Bloco G – 14h
Discente: Maryleide Ventura da Silva
Tese: “Uso da Espectroscopia de Lente Térmica na Região do Infravermelho Próximo-Próximo para Identificação de Overtones e Bandas de Combinação em Soluções”
Orientador: Prof. Dr. Sandro Marcio Lima
Confira aqui o cronograma de defesas de mestrado e doutorado do PGRN.