Da Redação | 31 de agosto de 2016 - 17h00

Com viagem de Temer à China, Rodrigo Maia assumirá Presidência

Eleito presidente da Câmara em julho, deputado é o primeiro na linha sucessória presidencial após o impeachment de Dilma Rousseff

PRIMEIRO NA LINHA DE SUCESSÃO
Perguntado sobre como pretende se comportar no cargo, Maia disse se espelhará em Marco Maciel, que ficou conhecido pela postura comedida quando foi vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso - Divulgação

Poucas horas depois da confirmação do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e com a viagem do presidente Michel Temer à China, logo após sua posse definitiva no plenário do Senado, marcada para as 16h desta quarta-feira (31), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assumirá a presidência da República provisoriamente. Waldir Maranhão (PP-MA), o polêmico vice-presidente da Câmara, reassume a presidência da Casa até a volta de Temer e Maia a seus postos.

A Constituição prevê que o presidente da Câmara é o segundo na linha sucessória presidencial, logo abaixo do vice-presidente. Com o impeachment de Dilma Rousseff, o país não tem mais um vice-presidente e, portanto, o presidente da Câmara se torna o primeiro na linha sucessória.

Pouco antes de assumir o cargo de Temer provisoriamente, Rodrigo Maia afirma, citando a postura comedida do vice do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que terá “uma postura mais Marco Maciel do que qualquer outra coisa” e “não cabe a nenhum vice-presidente tomar nenhuma decisão”.