Helton Davis | 01 de agosto de 2016 - 17h25

Aos 75 anos, Ney Matogrosso segue transgressor

Ney se autoproclama "transgressor desde que se entende por gente" e que mantém uma “relação quase sexual” com a plateia de seus shows

À FRENTE DO SEU TEMPO
Em mais de 40 anos de carreira, sua voz marcou a música brasileira tanto quanto suas performances e transgressões dentro e, fora do palco - Divulgação

Ney de Souza Pereira, mais conhecido como Ney Matogrosso, nasceu em 1º de agosto de 1941 em Bela Vista, interior de Mato Grosso do Sul, na fronteira com o Paraguai. Em mais de 40 anos de carreira, sua voz marcou a música brasileira tanto quanto suas performances e transgressões dentro e, fora do palco.

Ex-integrante dos Secos & Molhados (1973-1974), foi o artista que mais se sobressaiu do grupo após iniciar sua carreira solo com o disco Água do Céu - Pássaro (1975) e com suas apresentações subsequentes. É considerado pela revista Rolling Stone como a terceira maior voz brasileira de todos os tempos e, pela mesma revista, trigésimo terceiro maior artista brasileiro de todos os tempos.

Ney Matogrosso também é conhecido por suas performances ao vivo. Atribuem a sua maquiagem cênica e seu vestuário exótico desde os anos 70, uma certa mudança de conceitos sobre o comportamento masculino apropriado no Brasil.

Filho de militar, criado sob regras rígidas, Ney se autoproclama "transgressor desde que se entende por gente" e que mantém uma “relação quase sexual” com a plateia de seus shows.

O cantor cantou hits de sucesso que marcaram época e sempre desfilou figurinos ousados que romperam barreiras. No dia em que o cantor celebra 75 anos, relembre as frases mais conhecidas e pôlemicas do ‘showman’.