Helton Davis | 23 de julho de 2016 - 17h00

Conheça o 'Kurtos Kalacs', a novidade que traz sabor e lenda do Leste Europeu para Bonito

Muito popular na Polônia, a receita original também foi adpatada para a culinária regional

GASTRONOMIA
Kurtos Kalacs é um pão delicioso assado na hora, que pode ser doce ou salgado, é crocante por fora e macio por dentro, com cobertura à escolha do cliente - Arquivo do Casal

Uma novidade gastronômica vinda da Transilvânia traz sabor e lenda para Bonito. Kurtos Kalacs é um pão delicioso assado na hora, que pode ser doce ou salgado, é crocante por fora e macio por dentro, com cobertura à escolha do cliente. Muito popular na Polônia, o casal de empresários Benício Silveira e Aleksandra Skoszkiewicz, inaugura hoje à partir das 18h30 na Praça da Liberdade em Bonito, o quiosque que leva o mesmo nome do prato. Além de trazer a receita original, o casal também adaptou esse curioso prato do Leste Europeu para a culinária regional.

Kurtos Kalacs em tradução livre quer dizer bolo chaminé, porque ao sair do espeto, o pão fica ‘em pé’ com o vapor saindo de dentro, parecendo uma fumaça. Nascida e criada na Polônia, Aleksandra conta que a receita é muito antiga e tem seus segredos. É uma massa dividida em porções individuais, depois fica enrolada em um tipo de espeto cilíndrico de madeira. O pão é assado com açúcar em volta que vira uma casquinha de caramelo. Saindo do forno é adicionado o topping da escolha do cliente que gruda nesse açúcar derretido (o processo e um pouco diferente para kurtos salgado).

O casal se conheceu em Londres em 2008 e desde que vieram para o Brasil em 2012, tinha o sonho de ter um negócio próprio e o Kurtos Kalacs passou a ser a realização desse sonho. “Estamos muito ansiosos para a inauguração e curiosos como será recebido, pois é uma novidade e aqui na região não existe nada semelhante”.  


Benicio que também atua no mercado imobiliário com casas de aluguel na cidade, sentiu que precisava trazer o Kurtos para o Brasil quando conheceu e aprovou o sabor deste pão em uma de suas viagens à Polônia. “É uma delicia, além de ser prático e simples. O cliente pode acompanhar a elaboração do pão e escolher o sabor dentre a variedade que disponibilizamos”, explica.

Os empresários deram um toque regional ao Kurtos Kalacs e oferecem a opção de carne de sol como um dos sabores. “É possível misturar sabores, assim cada um pode encontrar a sua combinação perfeita, por exemplo, chocolate com coco ralado ou queijo com tomate seco”, sugere Aleksandra.

A lenda - Bolos Kurtos Kalacs pertencem à cultura de vários povos da região da Transilvânia, que hoje em dia faz parte da Romênia. Sua origem, processo de preparação e a história são altamente disputados. Uma das lendas está ligada à invasão dos mongóis no século XIII. Na chegada das tropas mongolas algumas pessoas da Transilvânia fugiram para as montanhas, outras se esconderam nos Castelos de Buda e Rez.

Os mongóis, não tendo outra escolha, chegaram à decisão de fazer os trânsilvanos passarem fome até se render. Contudo, chegou um momento em que ambos os lados ficaram sem alimentos. Quando isso aconteceu, uma trânsilvana engenhosa raspou o restante da farinha, misturando com cinzas e água, enrolou a massa em varas grossas formando aparentemente enormes pães. Em seguida, eles colocaram os pães em postes elevados, mostrando-os para os mongóis famintos e dizendo: “Olha quanta comida ainda temos enquanto vocês estão morrendo de fome.” Como consequência, as tropas mongólicas desistiram de seus planos e foram embora.