Colaboradores da Cassems recebem curso sobre primeiros socorros
O treinamento foi ministrado pela médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maithe Vendas Galhardo, e pelo enfermeiro Clayton de Oliveira
TREINAMENTOAconteceu no último sábado (02), na sede da Cassems, um treinamentos de Primeiros Socorros de Urgência e Emergência direcionado aos colaboradores da Caixa dos Servidores. Participaram colaboradores dos ambulatórios da Cassems, técnicos de Enfermagem, educadores físicos e fisioterapeutas. O treinamento foi ministrado pela médica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Maithe Vendas Galhardo, e pelo enfermeiro Clayton de Oliveira.
Para a chefe de Enfermagem do Centro Médico e de Diagnóstico Avançado da Cassems, Maria Petronilia de Araújo, participar desse treinamento é importante até mesmo para quem atua na área da Saúde.
"É muito importante ter esse tipo de treinamento para a gente, porque, mesmo que eu tenha conhecimento na área da Enfermagem, é muito bom que todos tenham esses conhecimentos, até porque as intercorrências podem acontecer a qualquer momento, em qualquer lugar", explica Maria.
O supervisor administrativo da Unidade Cassems Carandá, Thiago Alves da Silva, que já sentiu na pele ter que socorrer um paciente, salienta a necessidade de o colaborador está preparado para situações desse tipo.
"Nós tivemos uma senhora que passou mal na nossa Unidade. Ela veio para uma consulta de rotina e acabou passando mal e nós precisamos socorrê-la. Como tínhamos um médico na unidade, ele nos deu orientações até a chegada do socorro. Depois desse curso a gente se sente mais confiante e mais preparado", afirma Alves.
De acordo com o enfermeiro Clayton de Oliveira, na maioria dos casos, conhecimentos básicos de socorro, podem salvar uma vida. "As pessoas que não têm acesso a esse tipo de treinamento têm medo de como proceder em casos de emergência. Esses cursos têm que ser bastante dinâmico, porque quanto mais interação, mais fácil fica aprender. O simples fato de você começar uma massagem cardíaca é o suficiente para você poder manter uma vida", esclarece Oliveira.
O coordenador administrativo dos ambulatórios da Cassems em Campo Grande, Wellington Martins, conta que outros treinamentos estão programados para preparar os colaboradores para intercorrências que possam acontecer.
"É muito importante que tanto a equipe técnica quanto a administrativa estejam preparadas para intercorrências que podem acontecer durante o atendimento. Este é o primeiro de vários, no decorrer do ano nós vamos fazer uma educação continuada com vários temas e o próximo curso vai ser direcionado para atendimento às crianças", conta Martins.
Para a médica de urgência e emergência pré-hospitalar do Samu, Maithe Vendas Galhardo, quando a pessoa que realiza os primeiros socorros está preparada, o atendimento de emergência é bastante facilitado.
"Quando uma pessoa se depara com uma situação com alguém passando mal, como um desmaio ou acidente, é muito importante que ela consiga passar para o atendimento as informações mais corretas possíveis. Saber que tipo de trauma, se a pessoa respira, se está consciente, esse tipo de informação faz toda a diferença para o socorro", explica a médica.
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que o treinamento tem como objetivo dar mais segurança aos colaboradores da Caixa dos Servidores e, consequentemente, aos beneficiários.
"A Rede Própria de atendimento da Cassems está cada vez maior, então, existe a necessidade de preparar o nosso colaborador para atender o nosso beneficiário que, por ventura, possa ter um caso de intercorrência de urgência e emergência. Nós temos que estar muito bem preparados para dar esse suporte, caso haja a necessidade. Esse curso é para dar mais segurança e firmeza de ação aos nossos beneficiários, mas, sobretudo, segurança às pessoas que buscam atendimento nos nossos ambulatórios", pontua Ayache.