Projeto de Lei institui o Dia do Fiscal Estadual Agropecuário
Proposta inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia do Fiscal Agropecuário, a ser comemorado anualmente no dia 21 de maio
ASSEMBLEIA LEGISLATIVAA deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) apresentou projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia do Fiscal Agropecuário, a ser comemorado anualmente no dia 21 de maio.
Umas das funções do fiscal agropecuário é realizar a inspeção e controle de produtos e subprodutos, tanto de origem animal quanto vegetal, insumos agropecuários e produtos transgênicos.
“É esse profissional que realiza a fiscalização e coordenação de atividades para evitar que uma doença seja transmitida ou disseminada, como a febre aftosa, brucelose e tuberculose”, esclareceu a parlamentar.
De acordo com ela, o fiscal agropecuário é peça fundamental para manter o equilíbrio das finanças do Estado e a qualidade de saúde das pessoas. Seu trabalho é de extrema importância para a engrenagem do agronegócio em Mato Grosso do Sul, uma das principais atividades econômicas do Estado.
No ano passado, para se ter uma ideia, as exportações sul-mato-grossenses do agronegócio totalizaram mais de 10 milhões de toneladas, ultrapassando em 32% o resultado de 2014. As vendas internacionais do setor sucederam em uma receita superior a US$ 4 bilhões, valor que representa 94,7% das receitas totais do Estado com exportações.
“Trata-se de uma justa homenagem a quem protege a saúde da população e o agronegócio em nosso Estado”, finalizou.