5 de Maio, o feriado da vitória mexicana
Descubra o motivo pelo qual mexicanos comemoram esse dia em todo o mundo
DATAS ALUSIVASEm 1861, o México afrontou os maiores países do mundo: Reino Unido, a Espanha e a França. Após uma série de guerras no país, o tesouro nacional ficou vazio e por isso, o então presidente Benito Juárez declarou que o México não pagaria dívida externa alguma pelo período de dois anos.
Tal declaração irritou os países que prontamente enviaram suas forças ao México para resolver o impasse. Ingleses e espanhóis acabaram fechando um acordo com os mexicanos, já os franceses, na época governada por Napoleão 3º, não cederam e entraram em guerra com os mexicanos.
Foi então que no dia 5 de maio houve a ‘Batalha de Puebla’, onde a vitória do México contra a França era mais do que improvável. Mas, para a surpresa de todos os pequenos, oprimidos e heróicos mexicanos venceram ‘La Batalla’ (a batalha). Fato que deu origem ao feriado que celebra essa vitória heróica.
O feriado é comemorado em Puebla e nos Estados Unidos, por imigrantes e descendentes. A festa ganhou um significado ainda maior com o passar dos anos, representando a cultura e tradição mexicanas em todo o mundo.
Curiosidades
O ‘Cinco de Mayo’ americano também tem muita bebida e comida. No ano passado, por exemplo, os EUA bateram recorde de produção de abacate, fruta comum na gastronomia mexicana. Só nesse dia, há um ano, 45 mil toneladas da fruta foram consumidas. Espera-se uma quantidade no mesmo nível para 2016.
No Brasil bares e restaurantes mexicanos já aderiram ao movimento do Cinco de Mayo, com programações e cardápios especiais no dia de hoje.