ABREC-MS e SBN realizam campanha no dia mundial do rim
O tema escolhido para este ano vai abordar que “A Prevenção Da Doença Renal Crônica Começa Na Infância”
CONSCIENTIZAÇÃOA Abrec (Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul) em comemoração ao dia Mundial do Rim, que acontece amanhã (10), realiza em parceria com a SBN (Sociedade Brasileira Nefrologia) a campanha 'Previna-se', que em 2016 tem como tema “A Prevenção Da Doença renal Crônica Começa Na Infância”.
A campanha deste ano faz um alerta para a doença renal na infância e os antecedentes da doença renal do adulto, que podem começar ainda na primeira idade. A doença renal crônica (DRC) na infância é diferente dos adultos, sendo as anomalias congênitas e as doenças hereditárias os diagnósticos mais frequentes, enquanto glomerulopatias e doença renal por diabetes incomuns em crianças. Além disso, muitas crianças com lesão renal aguda acabarão por desenvolver sequelas que podem levar à hipertensão e doença renal crônica na infância ou mais tarde na vida adulta.
Conscientizar a população e preparar a saúde pública para diagnosticar precocemente um futuro quadro de problemas renais, está entre as principais armas da comunidade médica para conter o avanço da doença e onde estão concentrados os maiores esforços atuais da nefrologia.
Serviço - A campanha vai intensificar suas ações amanhã (10). Na capital serão realizadas diversas ações de saúde neste dia na Praça Ary Coelho, entre às 8h e às 16h serão prestados atendimentos de orientação médicas e nutricionais à população. Estarão presentes junto com a Abrec a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Sesc (Serviço Social Do Comércio) e acadêmicos e professores dos cursos de medicina e nutrição da Anhaguera Uniderp.
Dados importantes
“World Kidney Day” é uma iniciativa conjunta da Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a Federação Internacional de Fundações do Rim (IFKF). Teve inicio em 2006 e todos os anos se concentra em um tema. Sua missão é sensibilizar a importância dos rins a nossa saúde, visando reduzir a freqüência e o impacto da doença renal e seus problemas de saúde associados em todo o mundo.
A doença renal crônica em crianças é relativamente rara, porém quando ocorre, traz consequências devastadoras para as crianças acometidas e o tratamento dessa condição de alta complexidade é difícil, caro e trabalhoso. Particularmente em crianças, a DRC está associada a consequências graves para o crescimento o desenvolvimento dos pacientes e representa redução significativa na esperança de vida ao nascer.
O diagnóstico precoce da DRC é um objetivo mundial como estratégia de prevenção secundária dessa condição buscando o diagnóstico, e o tratamento precoces de crianças com DRC. Existem evidências científicas de que a progressão da doença renal pode ser retardada, desde que o diagnóstico seja feito a tempo de permitir a adoção de medidas terapêuticas apropriadas. Essa ação, se adotada plenamente em nosso meio, poderia lograr redução nas consequências da DRC nas crianças, adolescentes e mesmo em adultos.
Em nosso País há diferenças regionais importantes na incidência e prevalência da DRC, com maior frequência da doença nas regiões Sul e Sudeste, em detrimento do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além disso, o diagnóstico na maioria das vezes é tardio e incompleto. A situação clinicamente mais frequente é o estabelecimento do diagnóstico da DRC já em sua fase terminal, fazendo com que os benefícios potenciais do diagnóstico mais precoce sejam pouco aproveitados.
Conheça a Abrec
A Associação Beneficente Dos Renais Crônicos de Mato Grosso Do Sul é uma entidade sem fins lucrativos que oferece um tratamento multidisciplinar digno para centenas de renais crônicos carentes de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul.
Mensalmente a ABREC atende mais de 700 renais crônicos que dependem da instituição para continuar o tratamento. A entidade presta apoio socioassistencial através de reuniões mensais com temas diversos, assessoria jurídica e encaminhamento para outros órgãos competentes.
O trabalho da ABREC se baseia em ações concretas, que tem como objetivo proporcionar integridade ao renal crônico, para que ele possa vislumbrar uma perspectiva diante de sua doença e realizar o tratamento com melhores condições de vida.