Tradicional ponto de parada na BR-163 deve ser preservado mesmo com duplicação da BR-163
Em Brasília, Carlos Marun convocou também a CCR, empresa responsável pela duplicação da rodovia e a ANTT, para chegar a um acordo no sentido de preservar a Água Rica, que faz parte da história, da cultura gastronômica de Mato Grosso do Sul
BR-163O deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) entregou, em nome da bancada parlamentar de Mato Grosso do Sul, ao diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, Jorge Bastos, abaixo assinado com mais de 6 mil nomes e assinaturas de cidadãos e cidadãs de Mato Grosso do Sul pleiteando a preservação na íntegra do tradicional ponto de parada “Água Rica”, que seria afetado com a duplicação da BR-163, no trecho entre o Distrito de Anhandui e a cidade de Nova Alvorada do Sul.
Em Brasília, Carlos Marun convocou também a CCR, empresa responsável pela duplicação da rodovia e a ANTT, para chegar a um acordo no sentido de preservar a Água Rica, que faz parte da história, da cultura gastronômica de Mato Grosso do Sul. Além disso, naquele local existem também nascentes de água potável e matas que protegem o local.
O restaurante Água Rica é parada obrigatória desde cedo para o café da manhã, onde servem um dos melhores pães de queijo do Estado, almoço, lanches em geral e é também um ótimo lugar para um descanso rápido antes de continuar viagem.
Sua história remonta o passado. Em meados do século passado, quando a estrada ainda era de terra e quando um caminhão demorava três dias para fazer o trecho Dourados/Campo Grande. Depois de adquirir um pedaço de terra em frente à estrada (boiadeira), o Sr. Franklin e dona Adaila construíram, em 1956, um chalé de madeira e o local passou a ser ponto de parada de motoristas que faziam o difícil trajeto pela estrada de chão. Mais tarde, seu genro Joaquim Tomáz, o saudoso Quinzinho abriu um restaurante, lançando o famoso pão de queijo que até hoje é a grande “atração” do local onde os bons atendimentos e temperos imperam.
A notícia do possí vel fim dessa parada obrigatória, viajantes do Estado e de outras regiões do país, de passagem pelo local e que conhecem bem a importância do Água Rica, engrossaram o abaixo assinado para que a estrada faça os devidos desvios para não destruir o local que faz parte da história de um povo, da história de Mato Grosso do Sul.
“Depois de tamanha manifestação e dessa lista de assinaturas, esperamos que as nossas autoridades acatem nosso pedido e preservem esse pedaço da nossa história, em respeito ao nosso Estado”, afirmou o deputado Carlos Marun.