Da redação com informações da assessoria | 02 de março de 2016 - 11h30

Conheça os famosos que já tiveram o visto negado para os EUA

Advogada de imigração especialista em visto americano esclarece quais são os principais fatores que podem atrapalhar a viagem para os EUA

BARRADOS
Mônica Iozzi, no entanto, não foi a única famosa impedida de entrar na terra do tio Sam. - Divulgação

A apresentadora Mônica Iozzi não conseguiu viajar para os Estados Unidos, onde iria participar da gravação do programa ‘Estrelas’ da apresentadora Angélica. A ex-apresentadora do Vídeo Show, da TV Globo, teve seu pedido de visto negado pelos Estados Unidos. A assessoria de Mônica não divulgou o motivo que levou o consulado a negar o visto da apresentadora.

Segundo a advogada de imigração especialista em visto americano, Ingrid Baracchini, são diversos os fatores que podem impedir a entrada nos Estados Unidos. “São necessários muitos documentos para justificar a sua ida ao país. Um simples documento ou objeto esquecido na mala pode causar a negativa do visto”, explica a advogada.

Mônica Iozzi, no entanto, não foi a única famosa impedida de entrar na terra do tio Sam. Confira abaixo alguns famosos que também tiram o seu visto negado.

Naldo Benny: em 2014, o cantor tentou entrar no país com o visto de turista, mas, na verdade, planejava fazer shows nos EUA. “Os vistos são concedidos de acordo com a natureza da viagem, portanto, não se pode trabalhar com um visto de turista, por exemplo”, explica a advogada de imigração.

Anitta: a cantora Anitta também teve seu pedido de entrada em terra americana negado, no ano passado. A cantora iria fazer uma turnê pelos Estados Unidos e teve seu visto de trabalho negado para entrar no país. Uma denúncia anônima teria sido o motivo da negativa do visto.

Latino: em outubro de 2005, o cantor Latino teve seu visto negado para fazer shows nos EUA. A equipe do cantor também foi reduzida na época, passando de 22 para nove pessoas.

Marcelo Jeneci: o cantor Marcelo Jeneci teve seu visto para os EUA negado em 2011 e teve que remarcar seus shows pelo projeto Novas Vozes do Brasil.

Fatores que podem causar a negativa de visto

A advogada de imigração, Ingrid Baracchini, lista abaixo quais os principais fatores que podem impedi-lo de entrar nos Estados Unidos.

- Não preencher os requisitos para obtenção do visto: em muitos casos, algumas pessoas acreditam que se enquadram nos requisitos para obter o visto, mas não conseguem comprovar legalmente que estão aptos a recebê-lo. “É de extrema importância analisar cada caso e verificar se o cliente possui todos os requisitos para a obtenção daquele visto. Esta negativa é muito comum em processos de vistos de trabalho, habilidade extraordinária ou EB-5, pois muitas vezes não se comprova a origem legal do valor a ser investido”, comenta a advogada de imigração.

- Atraso na entrega de informações adicionais solicitadas: a imigração pode solicitar o Request Further Evidence (RFE), uma espécie de pedido de informação adicional. Ingrid explica que isso significa que o processo não foi negado, mas que a imigração quer mais informações antes de tomar uma decisão. “A imigração tem o direito de pedir o que quiser e julgar necessário para tomar uma decisão. Os documentos solicitados podem ser desde uma foto, um documento adicional ou uma carta de referência, por exemplo. O importante é não atrasar a entrega desses documentos pedidos”observa Ingrid Baracchini

- Antecedentes criminais: uma pessoa com antecedentes criminais pode ter o visto de imigrante negado por ser considerada “persona non grata” nos EUA. Os crimes são analisados caso a caso, mas, geralmente, são os de natureza grave como crimes hediondos, os de natureza torpe ou os crimes de natureza moral, que podem causar a negativa de um visto de imigrante.

- Ter algum tipo de impedimento para entrar no país: se o interessado tiver algum problema anterior com os EUA, como visto negado, esteve de forma ilegal no país ou ultrapassou a data permitida pelo visto, por exemplo, pode enfrentar dificuldades para conseguir o visto de imigrante. Para pessoas que viveram ilegalmente durante um período, mas que desejam fazer o investimento para conseguir o visto de investidor, o pedido de perdão não é concedido. “Nesse caso, a pessoa precisará cumprir a penalidade de 10 anos fora dos Estados Unidos para que possa voltar a ser elegível para um visto de investidor,” explica a advogada.

- Patrocinador não cumpre os requisitos exigidos: alguns Green Cards exigem que haja alguém financeiramente responsável pelo processo de pedido de visto, como nos casos de visto por parentesco ou vistos de trabalho. O “patrocinador” deve ter renda para declarar e meios de comprovação como contracheques, por exemplo. “Se o cliente não possui um patrocinador que preencha os requisitos necessários, pode ter o processo negado ou suspenso por 01 ano até que forneça um patrocinador adequado”, completa Ingrid.