Bloco de Carnaval celebra sufrágio e homenageia Chiquinha Gonzaga
Há 7 anos organizado pelo Partido Popular Socialista, o bloco “Põe na minha urna” promove o último esquenta amanhã (4), e sai às ruas no sábado (6).
BLOCO DE RUAO Bloco de Carnaval “Põe na minha urna”, criado pela Coordenação de Mulheres do PPS (Partido Popular Socialista), existe há 7 anos com intuito de celebrar o sufrágio universal e reivindicar mais espaço para as mulheres nas instâncias de poder.
“O bloco foi criado no intuito de conscientizar sobre a pequena participação das mulheres na política, ainda que o sufrágio tenha sido conquistado há 84 anos a participação da mulher é muito pequena, necessitamos de mais democracia, de mais mulheres eleitas e nas instâncias de poder”, comentou a Coordenadora Carine Giaretta.
Este ano o bloco presta homenagem a feminista, abolicionista e sufragista Chiquinha Gonzaga que lutou pelo direto de voto das mulheres brasileiras e que só foi conquistado em 1932. Chiquinha enfrentou com coragem a opressora sociedade patriarcal e criou uma profissão inédita para a mulher, causando escândalo em seu tempo.
Chiquinha foi a primeira chorona, primeira pianista de choro e autora da primeira marcha carnavalesca com a letra “Ó abre alas” (1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Serviço - Esquenta do Bloco “Põe na minha urna”, amanhã (4), às 17 horas, na Sede do PPS – Rua Antônio Correa, 767, Monte Líbano. Haverá marchas de carnaval e caldo de feijão.
Saída do Bloco “Põe na minha urna”, no sábado (6), às 16 horas, no Cordão da Valu – Rua General Melo na esplanada da ferroviária.