Brasil e Paraguai reforçam ações de defesa na área de fronteira
O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, estará na próxima semana em Assunção no país vizinho ao estado.
COOPERAÇÃOO ministro da Defesa, Aldo Rebelo, estará na próxima semana no Paraguai. Na segunda (25) e na terça-feira (26), ele cumpre agenda que inclui, entre outros pontos, reunião com o ministro da Defesa paraguaio, Diógenes Martinez.
A expectativa é que, durante a reunião bilateral, seja definida a data para a realização do encontro entre ministros da Defesa e das Relações Exteriores dos dois países, o chamado mecanismo "2 +2".
Os ministros Aldo e Martinez também deverão tratar de temas como exercícios conjuntos na área de fronteira, cooperação em defesa cibernética, guerra eletrônica e defesa química e biológica.
Dentre as atividades na área de defesa realizadas envolvendo os dois países, destacam-se o intercâmbio de conhecimento na área militar, operações e exercícios conjuntos realizados pelas marinhas dos dois países, e as conversações para aquisição por parte do Paraguai de aeronaves brasileiras, modelo Super Tucano.
Aldo Rebelo também pretende conhecer os principais sítios históricos onde ocorreram batalhas entre brasileiros e paraguaios entre 1865 a 1870. O objetivo é fazer um projeto de cooperação para recuperar a memória histórica da guerra que envolveu os dois países, a Guerra do Paraguai, o maior evento militar registrado na América do Sul.