DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA | 09 de janeiro de 2016 - 09h21

Prefeitura do interior é pioneira na geração própria de energia elétrica

Projeto implantado pela Energisa capta energia solar por meio de placas fotovoltaicas em prédio municipal.

ENERGIA SOLAR
eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto - Divulgação

A Prefeitura de Chapadão do Sul é a primeira de Mato Grosso do Sul a usar o sistema conversor fotovoltaico para produzir sua própria energia elétrica. O projeto pioneiro, implantado pela Energisa, foi instalado no ESF (Estratégia Saúde da Família) do Bairro Esperança e ligada na quinta-feira (7). 

A administração municipal contratou o sistema, previsto na Resolução Normativa 482/2012 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e deverá gerar a sua própria energia e até bônus para eventual aumento de consumo ou para outros prédios da administração pública. 

Segundo o prefeito Felipe Barreto Magalhães, este é um projeto piloto e se ele se mostrar realmente eficiente, outras edificações públicas poderão receber os equipamentos e assim, haverá uma grande economia no consumo de energia elétrica. 

"Esse sistema pelo convertor fotovoltaico proporciona a geração de energia elétrica através da luz do sol. É uma energia inesgotável e limpa em prol da sustentabilidade, utilizada em residências e empresas, como forma de economia de energia. Esperamos alcançar todo benefício que esse sistema promete, para que possamos então utilizá-lo em outras repartições públicas", afirmou o prefeito. 

O prédio que recebeu o projeto consome em média 750 Kwh/mês e o sistema implantado deverá gerar 175 Kwh/mês e promover economia de recursos da Prefeitura. 

Segundo o eletrotécnico Alírio Macedo, responsável por este primeiro projeto, no prédio foram instaladas sete placas fotovoltaicas para produzir os 175 Kwh/mês. Alírio disse que o projeto poderá chamar a atenção de outros prefeitos para seguirem o exemplo de Chapadão do Sul e com isso economizar recursos com a energia elétrica e contribuir para o sistema energético do Brasil. 

Entre os benefícios desse sistema de captação de energia estão: Fonte inesgotável de geração de energia, o sol; Não polui; Não consome combustível; Não produz barulho; A maior produção coincide com as horas de maior consumo; Sistema simples e fácil de instalar; pode ser instalado em qualquer lugar; Os módulos possuem uma longa vida útil; Resistem a condições climáticas extremas como chuvas de granizo, vento e frio e Proporciona grande economia de energia elétrica, entre outros benefícios.