Exame de vitamina D pode ser obrigatório em SP
Projeto segue para sanção do governador Geraldo Alckmin.
PROPOSTA PAULISTAAprovado na noite de terça-feira (15) o projeto de lei que determina a inclusão da dosagem de Vitamina D no rol dos exames de rotina solicitados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Estado de São Paulo. Agora a proposta segue para sanção do governador Geraldo Alckmin.
Antes havia o entendimento de que a vitamina D servia apenas para a manutenção de dentes e manter os ossos saudáveis. Com o passar do tempo, a medicina percebeu que a vitamina D é muito mais importante do que isso. Ela é um fator que determina a nossa saúde de maneira geral.
Atento a essa informação, o deputado Paulo Correa Jr (PEN) apresentou PL que determina que nos exames de rotina, solicitados nas UBSs do Estado de São Paulo, seja incluída a dosagem de vitamina D.
Atualmente, muito se tem falado sobre o que a falta de vitamina D pode causar ao nosso organismo. A medicina avançou e hoje é comprovado que a vitamina D é essencial, pois previne doenças e tem sua função na absorção de cálcio.
Em contrapartida, alguns fatores contribuem para o crescente número de casos de carência de vitamina D, o principal deles é a falta de exposição do corpo humano ao sol.
A maioria das pessoas trabalha em ambientes fechados, tendo pouco contato com os raios solares. Alguns sinais fazem com que nós percebamos isso: fraqueza muscular, depressão, asma, gripe e doenças respiratórias, enfraquecimento dos ossos, doenças cardiovasculares e até câncer. (Com Assembleia Legistiva de SP)