Boatos dão conta de que programas educacionais devem acabar
Em dezembro de 2014, o Ministério da Educação fez ajustes em dois de seus programas educacionais, o que resultou em boatos de que o governo está acabando com o Fies e o Prouni.
EDUCAÇÃOÉ falso que o Fies e o Prouni acabaram ou vão acabar. Os dois programas são extremamente bem-sucedidos segundo o governo e vão continuar beneficiando milhares de estudantes brasileiros.
O governo reservou R$ 16,5 bilhões do Orçamento para o Fies neste ano. Todos os recursos serão utilizados. O programa tem hoje mais de 2 milhões de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições de ensino.
Já no Prouni, quase 600 mil estudantes estão em algum curso graças ao programa. Desde 2004, o programa beneficiou 1,7 milhão de estudantes.
Ajustes de critérios e de orçamento são constantes nas políticas públicas do governo federal. No final do ano passado, por exemplo, o ministério definiu que os beneficiados pelo Fies e Prouni devem ter uma nota mínima de 450 pontos no Enem, não podendo tirar zero na prova de redação. As mudanças buscam a melhoria da qualidade nos cursos.