Da redação | 28 de novembro de 2015 - 08h35

Embaixada limpa contas para evitar bloqueio

MRE pede que órgãos no exterior limpem contas antes do bloqueio.

ESTADO DE CALOTE
O Ministério das Relações Exteriores deu a ordem nesta sexta-feira (27) para as representações, consulados e embaixadas brasileiras em todo o mundo “limparem” as contas até dia 4 de dezembro para evitar o bloqueio do dinheiro. - Divulgação

O Ministério das Relações Exteriores deu a ordem nesta sexta-feira (27) para as representações, consulados e embaixadas brasileiras em todo o mundo “limparem” as contas até dia 4 de dezembro e pagar o que for possível para evitar o bloqueio do dinheiro, ordenado pelo governo Dilma. Outros órgãos públicos no Brasil estão seguindo a mesma orientação do Itamaraty, mas o governo ainda não revelou os detalhes do bloqueio.

Em pleno feriado de Thanksgiving, Dia de Ação de Graças, nos EUA, funcionários brasileiros foram convocados para limpar as contas.

A situação das representações brasileiras é grave há muitos meses: algumas embaixadas não conseguem pagar sequer a conta de luz.

Apesar de diplomatas receberem em dólar e gastarem em dólar, o governo cortou salários dos que recebessem acima do teto em reais.

O bloqueio, ou contingenciamento, anunciado pelo governo Dilma deve atingir o pagamento de contas como luz, água, telefone em todo o País.