Suplementação com chlorella previne doenças cardiovasculares
Saúde
No inverno, o número de casos aumenta significativamente. É possível reduzir essas chances com o consumo da chlorella.Um estudo recente do Yakult Central Instituto de Investigação Microbiológica, no Japão, aponta que a suplementação com a alga chlorella pode baixar a pressão sanguínea, os níveis séricos de colesterol total e incidência de acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, a média de vida do grupo que utilizou chlorella durante a pesquisa foi maior. A população japonesa é uma das mais saudáveis do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, e quase um terço dela consome a chlorella como forma de suplementar sua alimentação.
Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), com o frio, os casos de doenças cardiovasculares aumentam em 30%. Isto acontece porque os receptores nervosos da pele sentem essa sensação térmica, o que estimula a liberação de catecolaminas (substâncias que contraem os vasos sanguíneos). Com isso, a pressão sanguínea aumenta, podendo levar à ruptura de placas de gorduras nas artérias.
Pessoas com fatores de risco, como colesterol alto, tabagismo e obesidade, devem evitar essa variação de temperatura, pois o choque térmico pode provocar infarto, angina, arritmia e até acidente vascular cerebral (AVC). A suplementação com 10% de chlorella reprimiu a elevação da pressão arterial e diminuiu a taxa de incidência de lesões cerebrais. As análises do estudo sugerem que o efeito benéfico da alga chlorella é causado pela ação de seus vários ingredientes.Outro recente estudo realizado pelo Professor Randall Merchant e pela pesquisadora Cynthia A. André, do Virgínia Commonwealth University’s Medical College, nos Estados Unidos, sobre atuação da chlorella na hipertensão, sugere que o uso da alga em portadores da doença pode reduzir a pressão sanguínea e normalizar os níveis de gordura no organismo, além de proporcionar melhora na qualidade de vida.
O que é Chlorella?
n É uma alga microscópica que contém aproximadamente 60% de proteínas, 18 aminoácidos (incluindo todos os essenciais) e mais de 20 tipos de vitaminas e minerais, com destaque para o Beta Caroteno (Vitamina A). É, também, maior fonte de clorofila do planeta, o que a torna um poderoso antioxidante natural. Seu consumo é aprovado pelas rigorosas normas do FDA (Food & Drug Administration - EUA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. Há mais de quarenta anos a alga vem sendo alvo de pesquisas em todo o mundo, e seus efeitos sobre outras doenças, como hipertensão, síndrome metabólica, osteoartrite, anemia e colite ulcerativa já foram comprovados cientificamente.
Onde encontrar?
No Brasil, a Chlorella é comercializada pela multinacional japonesa Sun Chlorella, que atua no mercado há mais de quarenta anos.