Brasilândia tem ação contra abuso sexual de crianças e adolescentes
De acordo com a secretaria, a mobilização prevê a sensibilização de toda a sociedade para combater e denunciar as ocorrências de exploração e abuso sexual
BrasilândiaA Secretaria Municipal de Assistência Social de Brasilândia-MS, em parceria com o Conselho Tutelar, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), estão promovendo, neste mês de maio, uma campanha de sensibilização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, que é marcado pelo 18 de maio como o dia nacional de mobilização.
De acordo com a secretaria, a mobilização prevê a sensibilização de toda a sociedade para combater e, principalmente, denunciar as ocorrências de exploração e abuso sexual. Neste ano, o Governo de Brasilândia, por meio da Secretaria de Assistência Social, disponibilizou material gráfico e camisetas para as equipes que estão realizando a mobilização por meio de palestras durante o mês de maio e também com adesivagem de carros.
Para denunciar abuso ou exploração sexual contra crianças e adolescentes, basta ligar para o Disque 100 ou para o Conselho Tutelar de Brasilândia (67) 3546-1859.
A ORIGEM
No dia 18 de maio de 1973, em Vitória-ES, a menina Araceli Santos foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia de drogas e sexo. Seu corpo, que apareceu seis dias depois, foi desfigurado por ácido. Os agressores de Araceli ficaram impunes. Este fato divulgado pela mídia chocou toda a nação, ficando conhecido como “Caso Araceli”. Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a sociedade para o enfrentamento dessa problemática, representantes de organizações governamentais e não governamentais propuseram a criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse dia foi instituído em 2000, pela Lei Federal nº 9970/00.