Donos de cães e gatos podem viajar com os animais na cabine de voos
Nova regraOs donos de cães e gatos já podem viajar de avião com seus animais de estimação na cabine dos voos. A Gol Linhas Aéreas lançou no último dia (11) o novo serviço em todos os voos domésticos. Cães e gatos poderão viajar na cabine de passageiros, desde que atendam aos requisitos indicados pela companhia.
Além de cães-guia, cão ouvinte e cão-assistente, acompanhados de uma pessoa com deficiência visual, o cliente pode agora levar o animal de pequeno porte na cabine de passageiros. Para isso é necessário conhecer algumas condições.
São permitidos apenas cães e gatos, quaisquer outros animais de pequeno porte não podem embarcar. A solicitação do serviço deve ser feita com no mínimo 3h de antecedência. Só é permitido um animal por passageiro, e um por fileira de assentos, com no máximo quatro por voo. Os animais de pequeno porte devem ficar abaixo dos assentos da frente, preferencialmente nos assentos da janela, para manter distância entre dois animais no mesmo voo.
“O tutor responsável pelo animal vai se sentir mais confiante e confortável com ele junto na mesma cabine,assim ficam despreocupados com os riscos de extravios ou que aconteça algo prejudicial a saúde do seu companheiro de estimação. Algumas empresas aéreas permitem apenas transportar junto aos tutores os animais com ate 7kg de peso”, descata a médica veterinária, Débora Garcia.
Só podem voar animais domésticos com no mínimo quatro meses de idade. Os animais devem caber em uma caixa de transporte própria com 22cm de altura x 43cm de profundidade x 32cm de largura, ter nome, endereço e telefone do cliente, código da reserva (Localizador) além de ser resistente a vazamentos. O animal deverá estar limpo, saudável e sem odor desagradável. Junto com a caixa de transporte o pet deve pesar até 10kg, acima deste peso não poderá ser transportado na cabine de passageiros.
Caso algumas das condições mencionadas sejam descumpridas, a GOL poderá negar o embarque. O check-in deve ser feito até 2h antes do embarque. Na hora do check-in, o dono deve apresentar os seguintes documentos:
Para viajar, o animal deve estar com as vacinações em dia. “Principalmente a vacina antirrábica aplicada com 30 dias de antecedência do embarque, com atestado de saúde expedido pelo médico veterinário credenciado pelo Conselho Regional de Médicos Veterinários (CRMV) ou uma Guia de Trânsito Animal (GTA) expedida pelo veterinário do MAPA (Ministério da agricultura, pecuária e abastecimento) para voos domésticos ou internacionais, dependendo da das regras da empresa aérea escolhida”, explica a médica.
Clientes com destino a Fernando de Noronha devem solicitar autorização prévia à Administração do Arquipélago de Fernando de Noronha, dentro da aeronave a caixa deve ser acomodada embaixo do assento da frente, para embarcar será necessário o preenchimento de um formulário disponível no balcão de atendimento do aeroporto.
A Gol não transporta animais na cabine de passageiros em voos internacionais, voos de companhias parceiras, voos interline e codeshare. Para solicitar o serviço é preciso entrar em contato pelo telefone: 0300 101 2001 (atendimento de segunda a sábado das 6h às 20h).
Azul - Nos voos da Azul, o peso do animal e do contêiner juntos não podem exceder 5 kg. Os animais precisam ter mais de quatro meses de idade para viajar e ficar acomodados dentro do contêiner, entre os pés do dono. São permitidos no máximo três pets a bordo e o passageiro pode levar apenas um animal por voo. A taxa de serviço cobrada é de R$ 200.
Avianca - No caso da Avianca, o animal e contêiner devem pesar, juntos, 8 kg. Os animais - cães ou gatos - também viajam embaixo da poltrona da frente de quem leva o pet. Também há o limite de três animais por voo. A taxa para o transporte é de R$ 100, podendo ser paga quando o passageiro solicita a inclusão do pet no voo ou na hora do embarque. É necessário estar com as vacinas em dia, sendo obrigatória a apresentação da carteira de vacinação, além do atestato sanitário emitido por um veterinário.