Jeremy Clarkson é demitido do programa Top Gear
VeículosA BBC confirmou a suspensão do programa Top Gear, depois do incidente ocorrido na terça-feira, entre Jeremy Clarkson - um dos apresentadores - e um produtor. Após uma discussão, Clarkson teria dado um soco no produtor, cujo nome não foi divulgado.
O episódio deste domingo do programa não deverá ser transmitido, e tampouco os dois últimos episódios da temporada.
Uma petição online em apoio ao apresentador, criada pelo blogueiro Guido Fawkes, já tinha quase meio milhão de assinaturas menos de 24 horas depois de ser lançada, na tarde de terça-feira.
A suspensão de Clarkson repercutiu em diversos países, com Argentina, Rússia, Índia, China e Irã, na mídia e nas redes sociais.
A Rádio Nacional, na Argentina, destacou que Clarkson é "famoso por seu comportamento racista e pela xenofobia". E o jornal indiano The Hindu questinou por que a BBC não havia tomado medidas mais duras em controvérsias anteriores envolvendo Clarkson.
O Top Gear foi ao ar pela primeira vez em 1977 e é atualmente o mais lucrativo da BBC, sendo transmitido em 214 países, incluindo o Brasil, atraindo uma audiência global de 350 milhões de espectadores.
O programa tem uma história marcada por grandes polêmicas, muitas delas tendo Clarkson como protagonista. Com um humor ácido e debochado, os três apresentadores, Jeremy Clarkson, James May e Richard Hammond, testam e comparam diferentes modelos de carros, vivenciando situações inusitadas e extraordinárias.