Espetáculo “Um gole e um trago” em cartaz na Casa de Cultura
CulturaOs coletivos Fulano di Tal e Grupo Casa unem-se para levar ao público o espetáculo de teatro “Um gole e um trago”. Serão duas temporadas. A primeira de 4 a 8 de fevereiro e a segunda de 18 a 22. Sempre de quarta a domingo, às 20 horas, no Mínimo Espaço de Representação Dramática, na Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto, em Campo Grande.
O monólogo retrata os últimos 60 minutos de um homem em seu apartamento juntando suas coisas para mudar. Recolhendo memórias e pedaços de si mesmo. Um homem só de mudança. Vai deixar para trás os sonhos de uma vida a dois e levar consigo só o que lhe pertence. Ele tenta entender o porquê das coisas expiando seu próprio passado. Um homem só leva da vida histórias vividas.
O texto é atemporal, com citações e referências de autores como Beckett, Pe. Antônio Vieira, Clarice Lispector, Brecht, Spinoza, com uma trilha sonora que vai de Chico Buarque (Trocando em miúdos) a Jacques Brel (Ne me quitte pas) passando pela composição própria do ator que está em cena e também cantor Begèt de Lucena (Me ensina a conjugar o verbo amar) a Cazuza (Blues da Piedade).
Premiado pela Fundação de Cultura - O espetáculo foi contemplado pelo Prêmio Rubens Corrêa de Teatro 2014, edital promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. É dirigido por Fernando Lopes Lima, Lígia Prieto e Marcelo Leite, que também assinam a Iluminação, Cenografia, Figurinos e Trilha Sonora.
Três pontos de vista completamente diferentes dirigindo um único ator. Uma experiência de crescimento e descobertas não só para o ator como também para os diretores que tomam a frente não só da direção, como a produção do espetáculo. A junção desses três diretores uniu em um único trabalho duas companhias de teatro, o que promete muitos trabalhos futuros e consistentes.
O Fulano di Tal atua há dez anos nos palcos sul-mato-grossenses através de produções de espetáculos de teatro, aglutinando jovens atores e sensibilizando-os para as artes cênicas. Nesta primeira década, o fomento a cultura regional e a formação de plateia foram os motores das nossas empreitadas artístico-culturais.
O Grupo Casa – Coletivo de Artistas, que está fazendo um ano de aniversário no mês de estreia do espetáculo, fundamenta sua pesquisa cênica estudando teoricamente nossas raízes culturais e históricas, através da literatura dramática clássica, moderna e contemporânea, dividindo questões através do experimento de materiais não convencionais de dramaturgia, da arte do palhaço, na apropriação das novas mídias e na exploração dos espaços alternativos de representação.
Serviço: O Mínimo Espaço de Representação Dramática (o teatro de bolso M.E.R.D) será o novo espaço do Grupo Casa e está localizado na Avenida Mar das Caraíbas, nº 8 – Chácara Cachoeira, próximo ao Shopping Campo Grande.
Os ingressos custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia), porém na compra antecipada todos pagam meia. A duração do espetáculo é de 60 minutos e a classificação 10 anos.