Editor | 15 de dezembro de 2014 - 19h12

Saiba como utilizar o Círculo Cromático na composição da maquiagem

Beleza
Ilustração

Parece difícil, mas usar o círculo cromático na hora da make é mais fácil do que você imagina, além de ser muito útil na criação.

A maquiadora Renata Almeida, proprietária do Salão de Beleza La Isla e da Escola de Maquiagem que leva seu nome ensina como usar as cores a seu favor e criar uma maquiagem incrível com os tons que valorizam a sua beleza.

O que é círculo cromático?

É um círculo composto por 12 cores. Três cores primárias integradas por amarelo, vermelho e azul. Três secundárias formadas pelo laranja, roxo e verde e mais seis cores terciárias, misturas das cores primárias com as secundárias que são o amarelo esverdeado, amarelo alaranjado, azul arroxeado, azul esverdeado, vermelho arroxeado e vermelho alaranjado.

O círculo cromático ainda é dividido entre as cores quentes que são compostas entre o vermelho e amarelo e as frias que vão do azul ao verde.

Harmonizando as cores

Muitas mulheres ficam confusas na hora de escolher os tons da maquiagem para combinar com o look e nessa hora é importante conhecer e usar o círculo cromático “na moda e beleza, o termo combinar é antiquado, o importante é criar uma harmonia no look com as opções de cores que existem” aconselha a maquiadora Renata Almeida.

Há várias maneiras de usar os tons ao seu favor, mas a maquiadora destaca duas formas simples de conciliar as cores. “As mais fáceis são as combinações Monocromáticas e Análogas. Com esse principio, a composição da make se tornará muito mais tranquila”.

A monocromática é quando utilizamos as variações da cor de uma mesma cartela de tom e a análoga, quando as cores que estão lado a lado no círculo, são utilizadas para conceituar a maquiagem, como uma primária com suas cores vizinhas.

Combinando as cores com seus olhos

Não é somente o Black Eyes que destaca o olhar. A utilização certa de uma cor que esteja em sintonia com a dos seus olhos pode ser milagroso para a make!

Os olhos castanhos são os mais universais. Qualquer tom fica bonito, mas se você quer dar aquele realce, nada melhor que um toque de lilás, ele vai contrastar ainda mais o amendoado natural dos olhos.

Para quem possui um olhar verde, as sombras em tons marrons darão o destaque merecido aos olhos cor de esmeralda. Evite usar azul, pois ele pode apagar o tom natural dos seus olhos.

E para aquelas mulheres que possuem o cobiçado olho azul, a dica é abusar de tons escuros como preto e marrom e também pontos de luz dourado.

Agora que você já sabe como utilizar o círculo cromático, pegue seus pincéis, pratique e saia inspirando beleza.