Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja assume presidência do TRT/MS
Direito & JustiçaFoi realizada na última quinta-feira (4) em Campo Grande a sessão solene de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, eleitos para o biênio 2014/2016.
O Desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja assumiu a presidência e a corregedoria do Tribunal, tendo como Vice-Presidente e Vice-Corregedor o Des. João de Deus Gomes de Souza. Também foram empossados o Diretor da Escola Judicial, Des. Nicanor de Araújo Lima, e o Ouvidor do Tribunal, Des. Amaury Rodrigues Pinto Junior.
A cerimônia foi iniciada com o Des. Francisco Lima Filho que lembrou, em seu discurso, que assumiu a Presidência em dezembro de 2012 "provido de imensa vontade de trabalhar pela facilitar e ampliar o direito de acesso à justiça. Hoje, ao terminar a nossa gestão, pensamos ter cumprido em grande medida a missão a que nos propusemos", disse.
O Des. André Luís Moraes de Oliveira, decano do Tribunal, saudando o novo Presidente, reforçou que a posse da nova Diretoria do Tribunal a que pertence representa mais uma vez "o retorno às origens e a expressão de forças renovadoras, sempre criativas e salutares, para a continuidade exitosa dos trabalhos".
O Presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, ressaltou que a Justiça do Trabalho representa grande marco para a conquista dos direitos trabalhistas e sociais do cidadão. "É o órgão considerado mais célere e eficiente do Judiciário brasileiro", disse ao citar a avaliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O Juiz Bóris Luiz Cardozo de Souza, Presidente da Amatra XXIV, colocou a Associação dos Juízes do Trabalho a disposição da nova administração "para o diálogo franco e aberto, para a defesa das prerrogativas da magistratura e para o apoio às iniciativas que venham fomentar a entrega de uma prestação jurisdicional célere e justa".
O novo Presidente, Des. Nery Sá e Silva de Azambuja, dedicou seu pronunciamento a diversos agradecimentos. Destacou importância e satisfação de administrar uma instituição comprometida com o ideal de justiça social que fundamenta o Estado Democrático de Direito.
O Presidente afirmou também que "estabelecer parcerias com outras instituições é fundamental para a continuação das ações". "Nossa prioridade será a Primeira Instância, que precisa de atenção redobrada. Vamos realizar uma administração solidária e humana", disse. "Fico muito feliz em assumir um órgão de tão nobre ação social".
Estiveram presentes na solenidade o Des. do TRT da 8ª Região, Vicente José Malheiros da Fonseca, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Des. Julizar Barbosa Trindade, o Presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Deputado Jerson Domingos, o Comandante Militar do Oeste, General Juarez Aparecido de Paula Cunha, o Comandante da Base Aérea de Campo Grande, Tenente CoronelAviador Potiguara Vieira Campos, o Deputado Federal Akira Otsubo, o Deputado Federal Henrique Mandeta, a Vereadora e Vice-Governadora eleita, Rose Modesto, o Presidente da Fiems, Sérgio Longen, além de outras autoridades civis e militares.