Editor | 26 de setembro de 2014 - 16h25

Saiba mais sobre o novo filme Êxodo: Deuses e Reis

Cinema
O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale). - Divulgação

Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.

Christian Bale, conhecido por seus papéis em grandes filmes como a trilogia Batman deChristopher Nolan, Inimigos Públicos (2009) e Trapaça (2014), interpreta Moisés, profeta bíblico que, de acordo com as escrituras, libertou o judeus da escravidão no Egito.

O diretor Darren Aronofsky queria que Christian Bale interpretasse Noé em Noé (2014), mas o ator recusou devido a conflitos de agenda e Russel Crowe ficou com o papel.

A direção é de Ridley Scott, o mesmo de Alien, o 8º Passageiro (1979) e Gladiador (2000).
Êxodo: Deuses e Reis é um dos filmes com grande orçamento que tem como base o Antigo Testamento. O outro é Noé (2014).

Aaron Paul, famoso por seu papel como Jesse Pinkman na série de sucesso Breaking Bad, dá vida a um escravo hebreu próximo de Moisés (interpretado por Bale).

Joel Edgerton só descobriu que tinha conseguido o papel de Ramsés após receber vários emails de fãs que haviam visto sua escalação pela internet.

Os atores Oscar Isaac e Javier Bardem recusaram o papel de Ramsés.
O roteiro é da dupla Adam Cooper e Bill Collage, autores do ainda inédito Assassin's Creed(2015). O roteiro foi reescrito por Steve Zaillian, conhecido pelo filme Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2011).

O diretor Ridley Scott causou polêmica ao dizer que a religião é “a maior fonte de mal” em uma entrevista a revista Esquire. Ele se explicou dizendo “Todo mundo está brigando uns com os outros em nome de seu Deus pessoal. E a ironia é, por definição, provavelmente eles estão adorando o mesmo Deus”.

As filmagens aconteceram na Espanha, Marrocos e Inglaterra.