Morada de fundador, Fazenda Bálsamo é pólo de conhecimento
CulturaHá 115 anos atrás, Campo Grande foi fundada por um mineiro chamado José Antônio Pereira que se estabeleceu no município em busca de terras férteis.
O primeiro local que residiu foi no Horto Florestal de Campo Grande. A construção de sua casa era localizada na confluência de dois córregos denominados Prosa e Segredo.
Mas a cidade só ganhou o título de Capital, em 1977, depois da separação dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Um dos pontos históricos é o museu de nome, José Antônio Pereira, uma homenagem ao fundador da cidade. Em 1966, a área aonde se localiza o museu de arquitetura rural do século XIX, era sede da Fazenda Bálsamo, aonde residia a família do fundador da cidade.
No museu é encontrado objetos pessoais da família, como utensílios domésticos, carro de boi e um monjolo.
A área foi doada a prefeitura naquela época, a cidade ainda fazia parte do estado do Mato Grosso. No local da Fazenda Bálsamo foi arquitetado o projeto e com apoio político foi construída a sede da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, pólo de pesquisa e desenvolvimento de cursos superiores.
A cidade conta ainda com outras universidades como Anhanguera-Uniderp, Universidade Católica Dom Bosco, Facsul e tem pólos da Unigran e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul que formam profissionais em diversas áreas.