Crise financeira da Ucam pode fechar Instituto de Pesquisa
GeralA atual mantenedora do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), um dos mais renomados centros de ensino de pós-graduação do país, Universidade Cândido Mendes (Ucam), enfrenta grave crise financeira, o que pode resultar no fechamento do Instituto. A instituição atrasou o pagamento dos salários dos 21 professores. O último depósito foi feito em março, referente a novembro do ano passado.
“A Cândido Mendes está em uma crise muito séria. O reitor afirmou que não iria pagar salários este ano para a gente. Ao todo ficamos nove meses sem salários. Décimo terceiro e férias não nos pagam há muitos anos”, disse o coordenador de Ensino do Iuperj, Carlos Antônio Costa Ribeiro, em entrevista à Agência Brasil.
A Iuperj tem 40 anos de existência e notas máximas na avaliação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nos cursos de pós-graduação em sociologia e ciência política, o instituto é referência. Apesar de o instituto ser ligado a uma universidade privada, os alunos não pagam para estudar, pois são mantidos com recursos de bolsas do governo federal.