31 de dezembro de 1969 - 21h00

Cemitério Parque das Primaveras vai receber cerca de 30 mil pessoas neste período de Finados

Finados
Milhares de pessoas passarão pelo cemitério no período de Finados - Divulgação

Pelo menos 30 mil pessoas estão visitando o Cemitério Parque das Primaveras desde a última sexta-feira, dia 31 de outubro, até hoje, 2 de novembro, Dia de Finados.

O local onde estão sepultadas algumas das mais importantes personalidades da história contemporânea de Campo Grande é um dos cemitérios mais freqüentados da Capital de Mato Grosso do Sul nesta época do ano. Um dos primeiros cemitérios parque do Brasil, o Parque das Primaveras está completando 35 anos.

A manutenção diária feita 24 horas por dia durante os 365 dias do ano em que o local fica aberto à visitação é intensificada nesses dias do período de Finados devido às milhares de pessoas que vão até o local para homenagear familiares ou amigos. Os trabalhos de pintura foram realizados nas últimas duas semanas na área social do parque, onde localizam-se o escritório, capela e serviço de copa, e também em todo o meio-fio das alamedas pavimentadas do local.

Toda esta preparação para receber visitantes em massa gera empregos temporários na região. “Muita gente dos bairros vizinhos aguarda ansiosamente as datas comemorativas (dia dos pais, dia das mães, finados) para atuar na manutenção do parque e obter um reforço no orçamento familiar”, explica a empresária Thereza Christina dos Santos Pereira Lopes, sócia-proprietária do Parque das Primaveras.

O Cemitério Parque das Primaveras, um dos primeiros cemitérios parque implantados no país, sua idéia surgiu após a viagem de um dos sócios aos Estados Unidos, local aonde este formato de empreendimento já existe há muito tempo, já o Brasil tem como diferencial o fato de pequenas placas identificarem os jazigos no chão (nos EUA, as lápides são verticais). Esse estilo próprio reforça ainda mais o conceito básico de que todos são iguais, sem diferenciação de credo, raça, opção sexual ou quaisquer outras características. Sem os túmulos e mausoléus dos cemitérios convencionais que diferenciam ricos e pobres, religiões ou demais opções, o local lembra um verdadeiro parque de visitação urbana, totalmente arborizado e equipado com bancos de praça, proporcionando muita sombra e tranqüilidade aos visitantes. “Esse ambiente faz com que muita gente freqüente o Parque das Primaveras durante todo o ano, seja para homenagear seus entes, seja para um momento de reflexão”, explica a empresária.

Acesso de veículos, outra exclusividade.

O Parque das Primaveras é o primeiro cemitério de Campo Grande dotado de belas alamedas que permitem aos visitantes percorrerem de automóvel todo o parque durante todos os dias do ano. A única exceção é justamente no Dia de Finados. Nesta data, o acesso de veículos é suspenso em prol da tranqüilidade e segurança das milhares de pessoas que visitam o local. É justamente este um dos motivos que faz crescer em milhares de pessoas o número de visitantes nos dois dias que antecede a data consagrada aos Finados. “Muita gente vem ao parque um ou dois dias antes do Dia de Finados porque prefere percorrer o cemitério de carro”, explica. Thereza Christina esclarece, entretanto, que, para atender pessoas que porventura tenham problemas de locomoção, a administração deixa à disposição um veículo com motorista próprio para transporte interno dos visitantes no Dia de Finados.

Cemitério ecumênico - Além de priorizar a igualdade entre as pessoas em seu próprio conceito e estilo, o Parque das Primaveras é um cemitério ecumênico que fica à disposição para missas e cultos de todos os credos e denominações religiosas, indistintamente.

Agora com funerária própria, a Veritas - Mantendo a tradição do atendimento diferenciado às famílias campo-grandenses, o Parque das Primaveras lançou uma funerária própria. Trata-se da Veritas Serviços Póstumos, cujo diferencial é a qualidade do serviço prestado e a tradição do nome do grupo do Cemitério Parque das Primaveras. Com isso, além das três salas de velório existentes no cemitério, há agora mais duas capelas na sede da Veritas Serviços Póstumos, localizada ao número 1.589 da Rua 13 de Maio, no centro de Campo Grande. Tanto na funerária como no parque, o serviço de copa funciona 24 horas por dia. Em ambos, durante os velórios, o serviço oferece aos visitantes diversos tipos de pães, pão-de-queijo, salgadinhos, sucos, biscoitos doces e salgados, geléias etc.

Segurança e jazigos à disposição da comunidade - Segurança é outro item tido como prioridade pela direção do Parque das Primaveras. O sistema de vigilância com diversas câmeras funciona 24 horas por dia com sistema de alarme e monitoramento ligado a uma central especializada. Tudo para garantir a tranquilidade das famílias. E, ao contrário do que muita gente pensa, é pura lenda a história de que não há mais espaço para quem quer usufruir dos serviços diferenciados do primeiro e mais tradicional cemitério parque de Campo Grande. O Cemitério Parque das Primaveras continua com jazigos à venda com planos especiais à disposição da população.

Confira a programação de hoje, Dia de Finados:

09 horas - Igreja Batista
10 horas - Federação Espírita
14 horas - Igreja Adventista do Sétimo Dia
15 horas - Assembléia de Deus
17 horas - Igreja Católica

Mais informações podem ser obtidas no próprio Parque das Primaveras localizado ao número 2.211 da Avenida Filinto Müller (depois do Lago do Amor da UFMS) ou pelos telefones (67) 3346-2744 e 3346-2795