"Sábado das Ariranhas" é apresentado ao público de Corumbá no dia 17 de maio
ExposiçãoO coordenador Gustavo Malheiros - Alessandra Messias
Será apresentada ao público de Corumbá e de Mato Grosso do Sul a exposição: "Sábado das Ariranhas", no dia 17 de maio, a partir das 14 horas, no edifício Sleiman, localizado no Porto Geral. A entrada é gratuita.
De acordo com o coordenador da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, Gustavo Malheiros, a população poderá conhecer um pouco mais o comportamento da ariranha e "esse fator acarreta na conscientização e preservação não só do animal como também do meio ambiente onde a espécie vive".
Gustavo Malheiros explicou que a ideia da exposição surgiu de uma conversa com a pesquisadora, Carolina Leuchtenberger, bióloga que está estudando o comportamento da espécie em seu doutorado.
"Com fotografias, imagens e sons das ariranhas pode-se observar seis comportamentos diferentes", enumerou o coordenador. Ele afirmou que o "Sábado das Ariranhas" será uma exposição interativa e promete informar o público e desmistificar o "medo" que o animal causa em alguns pescadores e moradores corumbaenses.
Entre os comportamentos da ariranha podemos citar: o "cuidado parental" que é a proteção aos filhotes; a "briga", -quando grupos familiares defendem com grande agressividade seu local de moradia-; "marcação de território", onde em certo trecho do rio formam-se latrinas coletivas; o "chamado" exprimido no momento em que pescam em grupo e se um deles se perde volta para a família após um assobio.
Animal sobrevive em grupo - Foto: Divulgação
Já o "alarme", é aquele comportamento curioso da ariranha em que põe a metade do corpo para fora da água e fazem o famoso "bufo". O último comportamento apontado é "a defesa do alimento", onde para proteger sua comida, o animal solta um forte rosnado e até briga com outras espécies como o jacaré.
No dia do evento, o público poderá acompanhar e participar de duas sessões de Tetro de Fantoches com a ariranha como personagem principal. Além disso, todos terão acessos as palestras com pesquisadores e as crianças também ganham seu espaço na montagem de trabalhos manuais envolvendo o animal.
Serviço:
O Edifício Sleiman onde se situará a exposição: "Sábado das Ariranhas", está localizado na rua Ladeira José Bonifácio, nº 111, no Porto Geral em Corumbá. Mais informações no 67 3231-9100, no site www.fundacaogrupoboticario.com.br, ou pelo e-mail: estacaopantanal@fundacaogrupoboticario.org.br.