Papa recebe 20 mil casais no Dia de São Valentim
InternacionalNoivos italianos na Praça São Pedro - Alessandra Tarantino / AP
Vinte mil casais reuniram-se nesta sexta-feira na Praça de São Pedro sob um sol brilhante, convidados pelo Papa Francisco para celebrar o seu compromisso no casamento, por ocasião do Dia de São Valentim, comemorado como o Dia dos Namorados em vários países do mundo. O Conselho Pontifício para a Família, que propôs esta iniciativa inédita ao Papa, chamada de "A alegria do sim para sempre", surpreendeu a todos pela participação em massa: mais de 20 mil casais de 25 países - ainda que majoritariamente da Itália - presentes hoje.
Mais cedo, o Papa incentivou o casamento pelo Twitter: “Queridos jovens. Não tenham medo de casar. Um casamento fiel e frutífero lhes trará felicidades”, tuitou Francisco.
Os inscritos para a celebração no Vaticano são casais que seguem a preparação para o matrimônio católico. Cada casal recebeu uma pequena almofada de seda branca em que foram impressas os símbolos do Vaticano e a assinatura de Francisco. Em meio à multidão, alguns casais afirmaram viver juntos há certo tempo, mas que encorajados pela mensagem do Papa Francisco decidiram formalizar o compromisso do casamento. Outros vieram por acaso.
Esta celebração para o Vaticano do Dia dos Namorados, uma festa laica, mesmo que se refira a um bispo e mártir do século III, foi amplamente discutida.