PAC 2 beneficiará 300 mil camponeses no Estado até o fim da ação
Agronegócio
Mato Grosso do Sul já conta com toda a sua frota de retroescavadeiras e motoniveladoras, veículos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) que ajudam na construção e manutenção de estradas vicinais. Ontem, o governo federal entregou, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, as 13 motoniveladoras que faltavam para 13 municípios do Estado com menos de 50 mil habitantes Agora, 74 localidades de MS possuem, no mínimo, dois equipamentos que auxiliarão no escoamento da produção agrícola.
Nessa entrega, foram investidos R$ 5,5 milhões. O Estado ainda vai receber caminhões-caçamba – dez municípios já possuem o veículo. Até o final do primeiro semestre de 2014, o MDA entregará os 64 caminhões restantes.
“A ação do PAC 2 beneficia a agricultura como um todo. Por meio dela, podemos diminuir os gastos e agregar valor à produção tanto de agricultores familiares como dos médios e grandes”, disse o delegado federal do MDA no Estado, João Grandão.
Com essa universalização das motoniveladoras, mais de 37 mil moradores do campo foram beneficiados – sendo quase 4,5 mil famílias de agricultores familiares. A expectativa é que cerca de 300 mil pessoas que moram nas áreas rurais do Estado sejam contempladas até o final da ação, em 2014.
Universalização
Em dezembro do ano passado, o governo federal entregou as últimas 152 retroescavadeiras que faltavam para totalizar a doação aos 5.071 municípios brasileiros aptos a receber esse equipamento – municípios com até 50 mil habitantes. O investimento foi superior a R$ 794,3 milhões e está ajudando 24 milhões de pessoas no meio rural.
De acordo com o último Censo Agropecuário (2006), a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul possui mais de 41 mil estabelecimentos rurais e a maior participação dos agricultores é na produção de mandioca (77%) e café (68%).