Especialista em medicina ortomolecular é suspenso após matéria do “Fantástico”
Denúncia
Há duas semanas, o programa dominical da Rede Globo de Televisão, Fantástico, retratou consultas com médicos e terapeutas especialistas em tratamentos ortomoleculares.
A produção do programa gravou (com câmeras escondidas) consultas com vários “especialistas” e, depois, exibiu as imagens para médicos conceituados. Muitas irregularidades foram encontradas e, como conseqüência, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro abriu sindicância para investigar os médicos e o Dr. Eduardo Gomes foi suspenso das atividades por 30 dias pelo CRM de São Paulo.
O médico Carlos de Carvalho, além de analisar de forma errada a imagem ampliada de uma gota de sangue da paciente (segundo médico especialista) viu problemas de espiritismo em exame de sangue proibido. Já o médico Eduardo Gomes, que é dono de duas clínicas (uma no Rio e outra em Porto Alegre), foi punido por comercializar medicamentos em sua clínica, além de usar terapias não liberadas e por fazer pesquisas em seres humanos sem consentimento escrito dos pacientes.
A suspensão de suas atividades por 30 dias vale para todo o Brasil.
O médico Carlos de Carvalho chegou a ser cassado pelo Cremerj, mas o Conselho Federal de Medicina substituiu a pena e ele continuou com o direito de clinicar. Agora responde a mais uma sindicância pelo que foi mostrado no Fantástico. Maria Pieroni, que se apresentava como terapeuta ortomolecular, vai ser investigada por exercício ilegal da medicina pelo Ministério Público Estadual de São Paulo.