Indústria de MS precisa contratar mais 9 mil trabalhadores até 2015
IndústriaA indústria de Mato Grosso do Sul aponta que precisará preencher uma demanda de contratações de nove mil trabalhadores qualificados nos próximos anos. Projeções enumeram que serão cerca de 4,3 mil profissionais por ano para atender à demanda por vagas industriais entre 2014 e 2015 no Estado. A quantia de trabalhadores no período, será requerido segundo estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os setores da construção civil, sucroenergético e alimentos/bebidas são os três segmentos que devem concentram a demanda por formação para novos empregos, segundo levantamento.
Ainda conforme o estudo, esses trabalhadores deverão ser contratados não apenas na indústria, mas também em outros segmentos da economia, como serviços, que também exigem profissionais com formação industrial, incluindo todos os tipos de ocupações (baixa e média qualificação, técnicos e profissionais de nível superior).
Contudo, essa contratação depende também de qualificação profissional, que deve ou deveria acontecer para se consolidar toda a mão de obra e preencher a demanda apontada nas projeções de necessidades regional. “Nossa intenção, como entidade de formação profissional voltada para a indústria, é atender a demanda do setor em MS por mão de obra qualificada”, pontuou o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero.
O diretor-regional acrescenta que esse esforço vai ao encontro das necessidades das indústrias instaladas no Estado, que ressentem da falta de mão de obra qualificada para ampliar sua produção.
Por segmento
Segundo a projeção do Mapa do Trabalho Industrial, juntos, os três segmentos que vão requerer mais contratação, respondem por 58,7% da demanda por formação para atender a novos empregos industriais nesses dois anos, ou seja, 2,5 mil trabalhadores. na construção civil, sucroenergético e alimentos/bebidas.
De acordo com o levantamento da CNI, apenas o segmento da indústria de alimentos e bebidas deve abrir 1,5 mil vagas em dois anos, enquanto a indústria da construção civil oferecerá outras 757 vagas e o sucroenergético mais 297 postos de trabalho.
Para atender essa demanda do setor industrial, o Senai vai oferecer somente neste ano de 2014 mais de 80 mil vagas e outras cerca de 80 mil para o próximo ano, totalizando mais de 160 mil vagas, a maioria gratuita, em diversos cursos de educação profissional distribuídos nas modalidades de nível superior, técnica, de qualificação, de aperfeiçoamento, de treinamento e de aprendizagem industrial.
Dados nacionais
No Brasil, segundo as projeções do Mapa do Trabalho Industrial, em 2014 e 2015 a necessidade é pela formação de 570 mil novos trabalhadores por ano para atender a novos postos gerados na indústria. Os cinco segmentos que concentram a maior demanda por formação para novos empregos são construção, alimentos e bebidas, indústria automotiva, indústria de máquinas e equipamentos e indústria de produtos de minerais não-metálicos.
Juntos, esses segmentos industriais devem responder por 53% da demanda por formação para atender a novos empregos na indústria. Se considerarmos o crescimento médio anual relativo projetado no emprego na indústria para os próximos anos destacam-se os seguintes segmentos: extração de petróleo e serviços relacionados, montagem de veículos automotores, extração de minerais metálicos, sucroenergética e celulose e papel.
A falta de profissionais qualificados é uma reclamação generalizada na indústria, porém é mais intensa entre trabalhadores de menor qualificação, que respondem pela maior parte do emprego na indústria. As queixas sobre a dificuldade em encontrar técnicos qualificados também são elevadas. Logo, os segmentos com maior proporção de trabalhadores de nível qualificado e técnicos, como construção civil e alimentação, são os que têm mais problemas de qualificação.
Quadros Comparativos
Demanda por formação industrial na Região Centro-Oeste - 2014/15
Estado
Trabalhadores
1º Goiás
21.958
2º Mato Grosso
14.148
3º Mato Grosso do Sul
8.682
4º Distrito Federal
768
Total
45.556
Demanda por formação industrial no Brasil - 2014/15
Estado
Trabalhadores
1º São Paulo
386.902
2º Minas Gerais
120.642
3º Rio Grande do Sul
111.742
4º Rio de Janeiro
92.138
5º Paraná
86.012
6º Santa Catarina
77.486
7º Bahia
37.762
8º Pernambuco
28.264
9º Pará
25.238
10º Espírito Santo
23.442
11º Ceará
23.132
12º Goiás
21.958
13º Amazonas
21.380
14º Alagoas
17.498
15º Mato Grosso
14.148
16º Rio Grande do Norte
10.462
17º Paraíba
9.608
18º Mato Grosso do Sul
8.682
19º Sergipe
8.614
20º Piauí
3.888
21º Maranhão
3.720
22º Rondônia
3.448
23º Tocantins
1.666
24º Amapá
1.500
25º Distrito Federal
768
26º Acre
712
27º Roraima
208
Total
1.141.020