Força Nacional ficará mais dois meses dentro de presídios maranhenses
Nacional
O Ministério da Justiça decidiu prorrogar por mais dois meses a presença da Força Nacional nas unidades penitenciárias da região metropolitana de São Luís. Segundo a pasta, a prorrogação atende a pedido do governo local, que enfrenta uma onda de violência dentro e fora dos presídios do estado.
Homens da tropa federal estão na capital maranhense desde 24 de outubro, para, principalmente, tentar evitar confrontos entre facções criminosas dentro das prisões. "A tarefa é fazer a intervenção necessária e dar apoio à direção dos presídios na manutenção da rotina do sistema prisional por conta de recentes rebeliões", informou o Ministério da Justiça.
Além de reforçar a segurança e coibir a violência dentro das prisões, a tropa federal terá a missão de ajudar o governo local a controlar eventuais retaliações dos detentos.
A ordem para atacar ônibus e delegacias que partiu de dentro do complexo de Pedrinhas, onde 62 presos morreram desde o ano passado e vídeo registrou cenas de violência e até decapitações, teria sido uma reação à intensificação da segurança no local, segundo fontes do governo maranhense.
A tropa federal fica nos presídios do Estado até 23 de fevereiro de 2014. Nesta quarta, ficou decidido que presos serão transferidos para presídios federais em aeronave da Polícia Federal.