Segurança Pública do País é debatida por comandantes-gerais em Bonito
Segurança
A 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil começou hoje (4) no hotel Zagaia, em Bonito, e segue até amanhã. A abertura oficial do encontro contou com a participação da secretária nacional de Segurança Pública Regina Mikki e da vice-governadora de Mato Grosso do Sul Simone Tebet.
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Carlos Alberto David dos Santos, apresenta com os demais comandantes-gerais os primeiros resultados obtidos pelos grupos de estudo formados, em julho, para elaborar propostas e sugestões para o setor.
Os militares dividiram-se para estudar cinco temas: elaboração de um manual de procedimentos para as tropas de choque das PMs, formas de conduta em manifestações populares, propostas de alterações legislativas com melhorias para policiais e bombeiros, linhas de financiamento para aquisição da casa própria e de acesso à universidade a todos os membros das tropas.
“Os problemas das PMs e dos Corpos de Bombeiros não são apenas locais. A questão da Segurança Pública é nacional, e cabe a nós, gestores, ajudarmos o governo e os parlamentares a encontrarem as melhores saídas. Nas reuniões do conselho conseguimos debater nossas ideias, expor nossos problemas e encontrar alternativas para a melhoria da Segurança Pública e, consequentemente, da qualidade de vida dos brasileiros”, explicou o coronel David.
O evento também é uma oportunidade de divulgar o trabalho feito pela Polícia Militar de MS, tanto no policiamento ostensivo-preventivo para preservação da ordem pública quanto em ações reflexas como os projetos sociais voltados para crianças e adolescentes em situação de risco social e as ações de educação para o trânsito e de respeito ao meio ambiente.
A organização ainda preparou programação cultural e turística para que os visitantes possam conhecer um pouco da música local e das belezas naturais. “É importante sediarmos a reunião, não só para mostrarmos o trabalho da Polícia Militar, como também do governo do Estado e os potenciais de Mato Grosso do Sul”, David.