Chico Maia, prefeito eleito de Bela Vista, pretende diversificar economia da cidade
Eleições 2008Eleito prefeito de Bela Vista com 43,38% dos votos, Chico Maia, vai enfrentar o desafio de administrar uma cidade que passa por um processo de esvaziamento econômico, com poucos recursos próprios para fazer investimento em obras.
Maia, que já foi prefeito de Caracol, cidade vizinha a Bela Vista, ganhou uma disputa acirrada em que enfrentou o ex-prefeito Abrão Zacarias (que obteve 37,64% dos votos) e Fernando Jorge (que ficou com 18,99%) apoiado pelo atual prefeito. A Prefeitura pouca margem para investimento com recursos próprios. Tem uma receita de R$ 2,5 milhões, mas só a folha de pagamento dos servidores, compromete R$ 968 mil.
Investir na saúde, com contratação de mais médicos, melhorar as condições da educação e das estradas, estão entre as prioridades do futuro prefeito que aposta no apoio do deputado federal Vander Loubet e do senador Delcídio do Amaral, para viabilizar um financiamento no BNDES e com isto tornar possível o projeto de um grupo privado de instalar um frigorífico. Chico também pretende dar um forte aos mais de 800 pequenos produtores rurais, espalhados pelos assentamentos existentes no município. “Vamos contratar técnicos agrícolas para oferecer assistência técnica”, anuncia, revelando que hoje só um técnico agrícola faz este trabalho. “ O ideal é que cada técnico agrícola tenha sob sua responsabilidade 80 famílias”.
Chico acha inadmissível que toda a verdura consumida na cidade venha de São Paulo, quando esta demanda poderia ser suprida pelos pequenos produtores. “Hoje o leite produzido no município sai daqui para ser pasteurizado em São Gabriel do Oeste”.