
No mundo da música, existem histórias que vão além das notas e acordes, revelando a força interior de artistas determinados a alcançar seus objetivos. O cantor Junior Ganz, 22, do Rio Grande do Sul, personifica essa perseverança.
Nesta cativante história, o Light explorou sua vida, sonhos e desafios enfrentados no cenário musical desafiador da atualidade, revelando como sua paixão pela música o conduziu a uma jornada inesquecível.
Desde muito jovem, Junior Ganz já demonstrava seu amor pela música. Vindo de uma família de músicos, ele encontrou inspiração nos passos do pai, da mãe e dos irmãos, que se apresentavam em igrejas, bares e boates na pequena Canoas, a 19 km de Porto Alegre, onde moravam. Mas foi aos 12 anos, que o sertanejo decidiu seguir seus próprios passos musicais, enfrentando desafios desde o início.
Junior tem 22 anos e desde sempre se imaginou no mundo da música - (Foto: Divulgação)
“Aprendi a tocar violão sozinho, observando artistas em DVDs e desenvolvendo minhas próprias técnicas. A falta de recursos financeiros para aulas formais não me impediu de aperfeiçoar no instrumento”, recorda. Com o tempo, Junior foi se profissionalizando e começou a trilhar seu caminho no universo da música.
Aos 18 anos que o músico recebeu uma proposta para ir a Goiânia, um dos principais centros da música sertaneja no Brasil. Embora jovem e inexperiente, ele reuniu suas economias, contando com a ajuda de algumas pessoas próximas, e embarcou nessa aventura desconhecida. O início não foi fácil: enfrentou dificuldades e decepções, passando por momentos de incerteza e solidão. Mas aquela famosa frase de Charles Chaplin: “A persistência é o caminho do êxito”, se fez presente na vida do jovem sonhador.
“Eu era muito novo, não sabia de nada. Juntei um dinheirinho que eu tinha aqui, algumas pessoas me ajudaram e eu peguei a passagem de ônibus e fui. Embarquei com duas mochila, um violão, dez pastéis dentro da mochila, cinco de carne, cinco de frango e R$ 40,00 no bolso. Nunca tinha saído do Rio Grande do Sul. Então, para mim foi algo triste, diferente, porque eu estava longe da minha família e eu sou mais novo de casa, então era bem complicado essa situação”, relembra. O artista recorda que chegou a ter uma depressão muita forte, mas que não contava nada aos pais para não dar preocupação.
O cantor foi garoto propaganda da Ocky enquanto esteve em Goiânia - (Foto: Arquivo pessoal)
Apesar dos obstáculos, Junior Ganz encontrou apoio e amizade durante sua estadia em Goiânia. Conheceu Sheila, uma talentosa artista que o acolheu e o apresentou a outras pessoas do meio artístico. Graças a essas conexões, Junior teve a oportunidade de se apresentar em diferentes locais e festivais, conquistando seu espaço na cena musical local.
Junior se apresentou em bares e alguns festivais de música - (Foto: Arquivo pessoal)
Acredite em você mesmo - No entanto, a vida artística não é feita apenas de vitórias. Junior Ganz também enfrentou momentos difíceis e teve que lidar com críticas e preconceitos. Ainda assim, ele persistiu, acreditando em seu talento e no poder transformador da música. Em meio a altos e baixos, Junior continuou compondo suas próprias músicas, compartilhando suas experiências e emoções por meio de letras sinceras.
“Me lembro que tocava nos lugares, me apresentava, fazia freelas... Pegava meu violão, chegava nos meus bares, nas casas noturnas, pedia pra dar uma palhinha para ver se os donos iriam gostar. Passei muita dificuldade, inclusive, preconceito por ser gaúcho e por ser um rapaz simples, pobre. Falavam até das roupas que eu usava. Na última casa que fiquei de favor, cheguei a ser humilhado por algumas pessoas. Não foi fácil, mas apesar de tudo, consegui fazer algumas amizades. Mas chegou um ponto que tive que voltar a RS, e assim que voltei, fiquei um período sem cantar”, detalha.
Ele tem o objetivo de expandir seu trabalho, gravar novas músicas e projetos autorais - (Foto: Divulgação)
Após um período de adversidades, Junior Ganz retornou ao Rio Grande do Sul, sua terra natal. Durante um ano, enfrentou momentos de reflexão e afastamento da música, mas seu amor pela arte nunca se apagou. Em 2021, ele decidiu retomar seu sonho, vindo para Campo Grande em busca de novas oportunidades, mas a pandemia atrapalhou tudo. Ele ficou três meses na Capital de Mato Grosso do Sul e chegou a gravar algumas canções na cidade. Embora tenha enfrentado desafios na cidade, Junior permaneceu resiliente, fazendo vaquinhas online e arrecadando fundos para seguir em frente.
Atualmente, o músico planeja retornar a Goiânia, onde viveu momentos significativos em sua jornada musical. Ele tem o objetivo de expandir seu trabalho, gravar novas músicas e projetos autorais, buscando consolidar sua carreira no cenário sertanejo. Mesmo diante das dificuldades, Junior conta com o apoio de seus seguidores nas redes sociais, que acreditam em seu talento e acompanham sua evolução diariamente.
“Até o final do ano eu espero conseguir voltar para Goiânia, pois apesar de algumas dificuldades, vivi momentos bons e de aprendizados. Me recordo que fui um dos primeiros garotos propaganda da marca que hoje é do Gusttavo Lima, a Mr. Ocky e foi algo muito, muito gratificante para mim [...] Eu pude aprender bastante coisa e hoje eu faço as vaquinhas. A galera do meu Instagram me ajuda com valores e estou fazendo de tudo para correr atrás do meu sonho”, destaca.
O artista já morou em Campo Grande e gravou três canções - (Foto: Arquivo pessoal)
Futuro e presente – E se tem algo que Junior pretende continuar fazendo, é música. Tanto que várias canções de trabalho já foram disponibilizadas nas plataformas de música, como a “Amor Em Jogo.
“Eu fiz essa música para uma menina que eu gostava, embora ela não tivesse interesse em mim. Essa música já está disponível no Spotify, no YouTube e em todas as plataformas digitais. A outra música é 'Foi Dar Motivos', acompanhada de um videoclipe que já alcançou quase 30 mil visualizações no YouTube. Foi uma experiência incrível gravar esse trabalho em Campo Grande. Estamos orgulhosos do resultado e ansiosos para compartilhar mais música com todos”, comemora.
Junior planeja para este ano gravar um novo projeto para os fãs. Já escrevi duas músicas autorais e também vamos fazer uma regravação. Queremos expandir ainda mais nosso trabalho, e temos em mente a possibilidade de subir para Goiânia. Queremos abrir novas oportunidades e ampliar nosso alcance, pois sabemos que no Rio Grande do Sul enfrentamos muitas dificuldades”, lamenta.
A trajetória do músico é um exemplo de resiliência e perseverança. Com uma paixão contagiante pela música, o artista está determinado a fazer com que suas composições toquem o coração do público, comprovando que para ele, o céu é o limite.
Quer acompanhar o trabalho e a rotina de Junior Ganz? Acesse as suas redes sociais @juniorganz e também no Spotify e YouTube.
Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.

