
Mato Grosso do Sul começa 2026 em evidência no turismo de natureza. O Estado foi incluído em uma lista com 15 destinos brasileiros de ecoturismo para se aventurar em 2026, elaborada pela plataforma especializada PlanetaEXO, tendo o Pantanal sul-mato-grossense como destaque e cartão de visita.
Saiba Mais
- TURISMO E REFERÊNCIA
Bioparque Pantanal fecha 2025 como referência mundial em sustentabilidade e educação ambiental
- MEIO AMBIENTE
Governo confirma nova edição do PSA para produtores do Pantanal em 2026
- TURISMO
Bioparque Pantanal terá Papai Noel Mergulhador e programação especial de Natal
- CULTURA
Pré-estreia de "Mulheres da Fronteira" celebra protagonismo feminino no Pantanal
A seleção leva em conta experiências em meio à natureza, acolhimento dos moradores e compromisso com a conservação ambiental. O reconhecimento reforça algo que o sul-mato-grossense já sabe na prática: o Estado é hoje um dos principais polos do país para quem busca observação de fauna e contato direto com a vida selvagem.
O cenário é ainda mais favorável porque o Brasil foi eleito “Destino do Ano 2026” pela revista internacional Travel + Leisure, o que tende a aumentar o interesse de turistas estrangeiros por regiões como o Pantanal.
Reconhecido como a maior planície alagável do mundo, o Pantanal abriga milhares de espécies, entre elas araras, tuiuiús, tucanos, tamanduás, macacos, capivaras, antas, sucuris e onças-pintadas - (Foto: Arte/A Crítica)Segundo Lucas Ribeiro, CEO do PlanetaEXO, o Pantanal oferece a experiência de vida selvagem mais intensa e acessível do país. “O Pantanal é o nosso grande safári. Nossa seleção para 2026 destaca o Mato Grosso do Sul porque a região oferece a maior concentração de fauna das Américas. A chance de avistar onças-pintadas, tuiuiús e jacarés em seu habitat natural cria uma conexão imediata e profunda, gerando experiências que valorizam a preservação do bioma e impulsionam a economia local através da conservação”, afirma.
Além do Pantanal sul-mato-grossense, a curadoria do PlanetaEXO inclui outros 14 destinos de natureza pelo país:
Lençóis Maranhenses (MA)
Amazônia (AM/PA)
Chapada Diamantina (BA)
Cambará do Sul (RS)
Jalapão e Serras Gerais (TO)
Chapada dos Veadeiros (GO)
Vale do Catimbau (PE)
Nobres (MT)
Barra do Garças (MT)
Serra da Capivara (PI)
Cerrado – Trijunção (GO/MG/BA)
Ibitipoca (MG)
Abrolhos (BA)
Fernando de Noronha (PE)

