tjms
DESCONTOS INDEVIDOS

Mais de 29 mil aposentados de MS foram aos Correios pedir devolução de descontos indevidos do INSS

Desde sexta-feira (11), aposentados e pensionistas podem solicitar ressarcimento de cobranças não autorizadas feitas entre 2020 e 2025

16 julho 2025 - 17h35Da Redação
Mais de 29 mil aposentados de MS foram aos Correios pedir devolução de descontos indevidos do INSS
Mais de 29 mil aposentados de MS foram aos Correios pedir devolução de descontos indevidos do INSS - (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

Desde sexta-feira (11), quase 30 mil aposentados e pensionistas de Mato Grosso do Sul foram aos Correios para pedir a devolução de descontos que o INSS fez sem autorização. O acordo do INSS permite que essas pessoas recebam de volta o dinheiro descontado indevidamente por associações ou sindicatos entre março de 2020 e março de 2025.

Canal WhatsApp

O ressarcimento será pago em uma única vez, direto na conta onde o beneficiário recebe a aposentadoria ou pensão. Quem quiser participar pode fazer isso pelo aplicativo Meu INSS ou pessoalmente nas agências dos Correios que atendem o programa, de graça.

O pagamento começa no dia 24 de julho, e há um limite de até 100 mil pagamentos por dia, respeitando a ordem de quem solicitou primeiro. O governo federal separou R$ 3 bilhões para esse programa, e, se todas as reclamações forem aceitas, o total devolvido pode chegar a R$ 2,6 bilhões.

Quem quiser contestar descontos que ainda não pediu ressarcimento tem até 14 de novembro de 2025 para fazer a reclamação. Para isso, pode usar o app Meu INSS, ligar para a Central 135 ou ir aos Correios.

O INSS alerta para cuidados: o órgão não liga, não manda mensagens nem pede dados por redes sociais. Todo o processo é gratuito e oficial, então os beneficiários devem desconfiar de golpes e não passar informações pessoais para desconhecidos.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop