bonito
ESPORTES

Judoca de 13 anos conquista medalha de ouro em campeonato mundial

O atleta, que treina desde os 8 anos, conquistou medalha de ouro em campeonato mundial

31 agosto 2023 - 15h49Giovanna Gazozo e Mariana Scaramussa
André Lucas, após ser campeão dos Jogos Escolares Mundiais
André Lucas, após ser campeão dos Jogos Escolares Mundiais - (Foto: Reprodução)

O judoca sul-matogrossense André Lucas Gessi Dódero chamou a atenção no último mês ao participar dos Jogos Escolares Mundiais, no Rio de Janeiro. O menino, de apenas 13 anos, foi destaque na competição após conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial.

Canal WhatsApp

O atleta conta que treina desde 2018, quando tinha 8 anos e conquistou sua primeira medalha no campeonato estadual no mesmo ano. Desde então, vem se dedicando cada vez mais às competições. André disputa em nível de alta competitividade desde 2021 e conquistou o marco de 20 provas ao todo.

O judoca no Jogos Escolares Mundiais, no Rio de Janeiro. (Foto: Reprodução)

Em junho deste ano, André foi campeão da seletiva brasileira do campeonato Pan-Americano, após vencer todos os combates de mata-mata da categoria meio-leve (-50kg) por ippon, chegando na final ao derrotar o carioca Francisco Kawã Santos Silva, o que o levou a representar o Brasil no Campeonato Pan-Americano na categoria Sub-15 em Lima, no Peru. Em agosto, o menino levou para casa um de seus maiores orgulhos: a medalha de ouro nos Jogos Escolares Mundiais, no Rio de Janeiro.

“Foi emocionante, foram lutas difíceis, e consegui me superar e sair campeão da competição. Compartilho essa vitória com todos que colaboraram comigo nos treinos e aos meus amigos que estavam torcendo por mim”, disse André sobre a última competição que o tornou medalhista ouro em sua categoria.

André foi destaque na competição após conquistar a medalha de ouro no campeonato mundial. (Foto: Reprodução)

Para o menino e para os pais, as responsabilidades de criança, aluno e filho não ficam para trás e o esporte não atrapalha seus estudos. André estuda pela manhã e treina na parte da tarde e da noite, no intervalo entre os treinos faz suas atividades e tarefas. Além disso, as viagens são programadas pelos pais e pela diretoria da escola para que o menino possa remarcar as provas e atividades que ele perde durantes os campeonatos.

Com essa grande vitória o sonho continua. Após levar para casa o título dos jogos escolares mundiais, o menino segue treinando cada vez mais focado nos seus objetivos: ser campeão brasileiro geral, vencer os jogos escolares brasileiros e conquistar a seletiva da seleção brasileira sub-18.

Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop