BANNER FESTIVAL DA CARNE 1260X200PX-v1
LEGADO

Inaugurada em 1941, conheça a história da Igreja Perpétuo Socorro da Capital

A equipe do Jornal A Crítica fez uma visita no local para conhecer um pouco mais de seu legado

27 janeiro 2022 - 10h45Denize Rocha e Nathalia Alcântara
Frente da Igreja Perpétuo Socorro
Frente da Igreja Perpétuo Socorro - (Foto: Nathalia Alcântara)
ENERGISA

Saiba Mais

A igreja Perpétuo Socorro foi inaugurada em 1941, e conta com fiéis de todo Mato Grosso do Sul. Hoje, ela carrega o título de Santuário Estadual e Casa da Padroeira do Estado, contribuindo para a tradição das novenas. A equipe do A Crítica fez uma visita para conhecer um pouco mais de sua história e legado.

Canal WhatsApp


Ata de inauguração - Foto: Arquivo

O padre redentorista Adriano Alves comenta sobre a sua missão no local. “Eu cresci em Campo Grande, e o santuário sempre foi para mim enquanto sacerdote um referencial da religiosidade da região. Tanto que, quando eu era mais jovem, sempre vinha participar das novenas, celebrar. Cresci nesse ambiente, então para mim é muito significativo”, conta.


Padre redentorista Adriano Alves - Foto: Nathalia Alcântara

Uma das curiosidades da igreja, é que podemos ver no santuário, ao lado esquerdo de quem entra, a pedra fundamental colocada em 1940, quando começaram as construções. Mas a paróquia teve início um ano antes da inauguração, em 1939, onde foi fundada pelo Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, sob os cuidados da Congregação do Santíssimo Redentor dos Missionários Redentoristas.


No local, é possível ver a pedra fundamental da Igreja - Foto: Nathalia Alcântara

Além disso, a igreja possui o ícone milagroso da Mãe do Perpétuo Socorro, assim conhecido pelos fiéis e pela tradição, desde 1930. O ícone original veio dos Estados Unidos, juntamente com os primeiros missionários redentoristas, que fizeram morada em Mato Grosso do Sul.


Ícone milagroso da Mãe do Perpétuo Socorro - Foto: Nathalia Alcântara

No dia 13 de julho de 2018, a igreja foi tombada como patrimônio histórico do município, onde todo o processo foi justificado por seu valor arquitetônico e também histórico. Sua arquitetura impressiona os devotos, e é considerada uma das igrejas mais bonitas do Estado. A Igreja Perpétuo Socorro foi inspirada na Basílica de Santo Apolinário em Classe, localizada em Ravena, na Itália.


Basílica de Santo Apolinário em Classe - Foto: Reprodução internet

Suas paredes possuem uma cor avermelhada, sendo original do Material da Cidade Morena empregado na alvenaria. Há também um brilho, que é devido a utilização de pó de mica.


Frente da Igreja - Foto: Nathalia Alcântara

Na sua época de construção, a igreja ficou em meio ao conjunto militar. Campo Grande ainda estava se desenvolvendo, e o Santuário foi fundamental para o mesmo, que hoje resulta numa das áreas centrais da Capital.

O Santuário Estadual já chegou a celebrar 18 novenas por quarta-feira, que atraiam em um único dia cerca de 30 mil pessoas. Hoje, a Mãe do Perpétuo Socorro, é a Padroeira do Estado.

A igreja abre às 06h da manhã e fecha às 21h da noite. “Aqui durante todo dia o devoto pode passar, fazer suas orações, passar pelo santuário e também pode ser atendido na secretaria”, comenta o padre Adriano.


Igreja por dentro - Foto: Nathalia Alcântara


Frente da igreja Perpétuo Socorro - Foto: Nathalia Alcântara

Nas quartas-feiras, a rotina é diferente. As novenas são iniciadas às 06h, contabilizam 18 ao todo, e fecha às 23h. Além das novenas, há o Sacramento da Penitência.

A igreja também é famosa por realizar casamentos, uma das mais procuradas do Estado. “Acontece aqui na igreja, com todas as medidas de biossegurança, isso tudo em diálogo com os noivos, o Santuário em si, uma dos mais procurados para a celebração dos casamentos”, finaliza.

Quer sugerir uma pauta ou contar sua história para o Light? Mande a sugestão para o nosso e-mail: redacao.acritica@gmail.com, pelo nosso WhatsApp (67) 9 9974-5440 ou pelo direct de nosso Facebook ou Instagram.

Assine a Newsletter
Banner Whatsapp Desktop